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Homens e solteiros são os que mais adquiriram consórcios em 2022, diz levantamento

As projeções da Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, divulgadas mensalmente como uma prévia da nota do BC, são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país.
As projeções da Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, divulgadas mensalmente como uma prévia da nota do BC, são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país.

O encarecimento dos empréstimos bancários proporcionou uma procura por novas opções de planejamento financeiro. Dados da Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (Abac) apontam que o número de participantes ativos no consórcio totalizou um crescimento de 9% durante 2022, resultando no recorde de 9,12 milhões de consorciados.

Em um levantamento da Multimarcas Consórcios, mapeou o perfil do consorciado de 2022. O gênero que mais adquire consórcios são homens, com 72,4%, contra 27,6% de mulheres. O estado civil dos participantes é majoritariamente de solteiros, com 83,6%; já os casados representam 16,4%. Dentre as preferências, os casados optam por imóveis e os solteiros por automóveis e motos.

Dentro da faixa etária, a maioria dos clientes tem de 25 a 30 anos. A preferência por tipo de bem também se altera de acordo com a idade, sendo imóveis e caminhões os bens com interesse mais constante ao longo do tempo. Em um recorte específico, as cotas de motos têm seu pico de interesse aos 23 anos, automóveis aos 27, imóveis aos 35 e caminhões aos 40.

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Já a renda dos participantes é concentrada na faixa de R$ 1 mil a R$ 3 mil mensais. Motos são comprados principalmente por rendas mais baixas, automóveis e imóveis em rendas médias e caminhões são comprados só por rendas maiores.

“Contratar um consórcio tem sido uma alternativa para o brasileiro que precisa se planejar para adquirir seus bens, na maioria das vezes, as opções tradicionais trazem mensalidades que não cabem no bolso do cidadão comum”, comenta Fernando Lamounier, diretor de novos negócios da Multimarcas.

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