InvestSP e Câmara de Comércio Brasil-Canadá fecham parceria para incentivar investimentos e ampliar o comércio

Imagem: Freepik

A InvestSP, a agência de promoção de investimentos do governo paulista, e a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) fecharam parceria para ampliar as relações entre São Paulo e o Canadá. O acordo beneficia o setor público, com o fortalecimento da diplomacia, e principalmente o setor privado, com ações que vão mapear oportunidades, estimular relações comerciais, promover investimentos e o fechamento de negócios entre empresas paulistas e canadenses.

A parceria também prevê, por exemplo, a troca de informações sobre cooperação comercial, econômica e social, o estabelecimento de parcerias tecnológicas, ações de comunicação e a realização de missões empresariais internacionais. As conversas que levaram ao acordo começaram em setembro, durante missão organizada pelo Governo de São Paulo para Montreal, no Canadá. Na época, o programa Creative SP (da InvestSP e das secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais) levou uma comitiva de empresas de economia criativa para o C2, um dos maiores eventos de inovação do mundo.

O Canadá é, hoje, o 15º destino das exportações paulistas e o 17º país que mais vende para São Paulo, apontam dados do Ministério da Economia. Entre janeiro e novembro deste ano, os negócios fechados entre eles movimentaram cerca de US$ 1,7 bilhão, o equivalente a mais de R$ 8,5 bilhões.

“O Canadá já é um grande parceiro comercial de São Paulo, mas há espaço para ampliar essa relação, principalmente após a inauguração do escritório da InvestSP na América do Norte. O acordo com a CCBC será fundamental para mapear oportunidades de negócios para empresas paulistas e canadenses, atrair investimento estrangeiro para São Paulo e fortalecer o comércio entre os dois países, o que pode fortalecer desde o agronegócio, com as vendas de commodities, até a indústria de alta tecnologia”, diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.

O presidente da CCBC, Ronaldo Ramos, ressalta a importância desse acordo na atração de investimentos canadenses para o estado de São Paulo e o apoio para empresas brasileiras que queiram ampliar seus negócios no país norte-americano.

“A missão da CCBC é estreitar relações por meio da identificação de oportunidades e apoio às companhias interessadas em internacionalizar suas operações, tanto as brasileiras quanto as canadenses. Queremos desenvolver ações conjuntas com a InvestSP, visando a ampliação dos negócios entre São Paulo e o Canadá”, explica Ramos.

Desde 2019, a InvestSP tem tratado o apoio à internacionalização das empresas paulistas e a atração de investimento estrangeiro como uma de suas prioridades. Neste período, a Agência inaugurou seus quatro escritórios internacionais – na Ásia, no Oriente Médio, na Europa e na América do Norte – e capacitou mais de 500 empresas para exportação.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado