Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Tendências de comunicação e marketing que podem reforças o crescimento das empresas

(Imagem: Pixabay Gerd Altmann)

A pesquisa CMO Survey 2022, realizada com 320 executivos de empresas de diferentes portes e setores, revelou que 11,7% do orçamento total das companhias são investidos em comunicação e marketing. Esse cenário demonstrado pelo estudo reforça a preocupação que hoje representa o elo de networking entre a marca e o seu público, sem contar a sua responsabilidade pela conquista e fidelização dos clientes. Vale destacar a máxima que é mais barato manter que ganhar um novo cliente.

Os executivos especialistas de agências e corporações destacaram as cinco principais tendências que toda empresa deve apostar para o crescimento dos seus negócios. Com a adoção das estratégias, as empresas podem de construir sua autoridade no mercado e se adequar ao atual avanço tecnológico representado por meio da Transformação Digital.

Gestão assertiva

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O Branding, termo utilizado para se referir à gestão da marca de uma empresa, produto ou serviço, passa desde o nome da companhia até a identidade visual e a experiência proporcionada pela marca, que a representam ou aos seus produtos e serviços. Por mais que este seja um conceito relativamente antigo dentro do setor, ele vem passando por transformações importantes no sentido de atrair uma conexão próxima entre o consumidor e a marca.

“Tão importante quanto oferecer um bom produto é saber como apresentá-lo. Para isso, uma marca precisa se fazer valer de uma narrativa sólida e cativante. Investir na área de branding é uma chance de encontrar oportunidades de mostrar ao público com um envolvimento profundo da marca e seus produtos, ampliando o marketshare em seus respectivos mercados de atuação”, explica Ísis Vasques, diretora executiva da Agência Ecco, especializada no assunto.

Incentivo de uma relação próxima

Com um imenso potencial para alavancar resultados expressivos para as marcas, a área de Live Marketing tem como foco principal incentivar uma experiência viva entre as empresas, marcas e pessoas com ações voltadas para o incentivo de vendas, ativação de marca e realização de eventos com a utilização de tecnologia para aliar estratégias e executar as atividades neste segmento.

“Quando uma marca investe em iniciativas de Live Marketing, que têm como objetivo engajar tanto o público-alvo quanto uma área de venda das empresas e canais varejistas, é possível promover experiências totalmente individualizadas, que são pensadas por uma equipe que tem como meta marcar a alma do público-alvo. Esses projetos tentam garantir que as pessoas se sintam acolhidas em suas trajetórias, por isso demandam um mergulho estratégico em suas identidades”, diz Silvana Torres, fundadora e presidente da Mark Up, empresa referência no segmento de Live Marketing.

Assessoria de imprensa

Até mesmo o PR passou por profundos processos de transformação nos últimos anos. Foi-se o tempo em que apenas a produção de pautas para a divulgação da marca na imprensa era o bastante para atender a exigência dos clientes. Atualmente, um trabalho estruturado em assessoria de imprensa passa pelo desenvolvimento de narrativas sólidas e de conteúdos de alta performance em plataformas como o LinkedIn, criando um ecossistema capaz de acelerar o crescimento do modelo de negócio das marcas.

De acordo com Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo, a estruturação dessa narrativa se dá por meio de uma comunicação coesa, assertiva e constante, visando o fortalecimento da reputação da companhia e a aproximação desta com o seu público. “É importante que a empresa desenvolva, avance e solidifique o processo de comunicar a sua imagem”, afirma. “Quando esse procedimento é interrompido ou ocorre de maneira falha, a organização regride em muitos passos no fortalecimento do seu relacionamento com o cliente”, adiciona.

Comunicação dos clientes

Diante desse cenário de expansionismo tecnológico, atuar com um olhar consultivo e estratégico, como uma extensão do departamento de marketing de seus clientes, é um grande trunfo para ofertar campanhas criativas e disruptivas, que possam fugir da mesmice, sendo capazes de gerar excelentes resultados.

Para o diretor de operações da 270B Brasil, Maurício Fernandes, a integração entre agências e empresas que contratam esses serviços é essencial para a otimização dos resultados do negócio. “Quanto maior a integração entre agência e cliente na construção do planejamento estratégico, maiores serão os resultados”, ressalta o executivo da agência especializada em publicidade digital.

Comunicação global e integrada

Essa é uma definição simples e direta sobre o que é marketing 360º. Entender profundamente as premissas e desafios propostos é fundamental para elaborar soluções criativas, ágeis e inovadoras de forma colaborativa com as marcas.

Na visão de Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criatividade da DreamONE, agência de marketing integrado, propor canais e estratégias B2B e B2C abre um caminho fundamental para o crescimento e relevância em toda a cadeia, iniciando pela comunicação na distribuição e revenda até o impacto no consumidor final. “Contar com um posicionamento estratégico e criativo nas mídias é extremamente importante. Além disso, ações de marketing, voltadas para o digital, curadoria de conteúdo, relacionamento e performance, ajudam a fortalecer a relação da marca com o consumidor, principalmente se tudo isso ocorrer de uma forma planejada e integrada”, relata.

Participe dos nossos canais e Receba as últimas Notícias! Esteja sempre atualizado! Basta acessar: WhatsApp e Telegram!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado