Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Desemprego fica em 8,9% no trimestre até agosto, diz IBGE

Foto: Reprodução

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,9% no trimestre encerrado em agosto, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (30). O número representa uma queda de 0,9 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, terminado em maio, e é o menor patamar desde o trimestre encerrado em julho de 2015 (8,7%).

Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

O resultado veio em linha com a expectativa do mercado, que esperava uma taxa de 8,9%, conforme pesquisa da Reuters.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O contingente de pessoas ocupadas bateu novo recorde na série histórica, iniciada em 2012, totalizando de 99 milhões de pessoas. O número de trabalhadores desocupados, por outro lado, teve queda de 8,8% (menos 937 mil pessoas) na comparação trimestral, menor nível desde novembro de 2015.

Na comparação anual, a queda é de 30,1% (menos 4,2 milhões).

Já o rendimento real habitual cresceu pelo segundo mês consecutivo, chegando a R$ 2.713 no trimestre.

O nível de ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) subiu para 57,1% no período em relação ao trimestre anterior (56,4%), ficando acima dos 53,4% registrados mesmo período do ano passado.

“O mercado de trabalho segue a tendência demonstrada no mês passado, continuando o fluxo que ocorre ao longo do ano, de recuperação”, explica Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa, em nota de divulgação.

As informações são da Agência Estado.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado