Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Banco Central da Argentina eleva a taxa básica de juros para 69,5% ao ano

(Foto: Pexels)

O Banco Central argentino, na última quinta-feira (11/08), elevou a taxa básica de juros para 69,5% ao ano. Foi um salto de 9,55% nos juros em um mês. Segundo o especialista Leonardo Trevisan, professor de Economia e Relações Internacionais da ESPM, o motivo deve-se que a inflação bateu 7,4% em julho. “É a maior da América Latina, superando a da Venezuela, 5,3% no mês passado”, diz

No comunicado sobre a nova alta, o BC argentino disse que continuará a calibrar a taxa de juros no âmbito do processo de normalização em andamento, com “especial atenção” para como evolui o nível geral dos preços e a dinâmica no mercado cambial.

Neste fim de semana, sucederam-se muitas reuniões na Casa Rosada. Na tarde do domingo (14/08), os boatos eram cada vez mais fortes em Buenos Aires de que um truque antigo será retomado, o congelamento geral de preços. “Como a realidade está dura demais, pensaram – mais uma vez – em tentar a mágica completa. Por enquanto, existem só os “preços cuidados”, um meio caminho até o congelamento mais completo”, afirma.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Diante do cenário, Trevisan aponta que o drama econômico argentino não é conveniente. Para ele, a expectativa é de que a inflação argentina atinja três dígitos neste ano, apresentando forte impacto nas eleições do próximo ano em nosso país vizinho.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado