Os oito passos para criar um time vencedor na sua empresa – Por Edilson Botto

*Coluna por Edilson Botto, 14/08/2022

O esporte sempre despertou a paixão das pessoas em todo mundo e como tudo que gera interesse em escala global virou um negócio gigantesco. Segundo dados de um estudo da empresa Sports Value realizado em 2021, as receitas relacionadas somente ao futebol, superam os US$ 300 bilhões por ano.

Um dos motivos desse imenso sucesso é a existência, nos mais diversos esportes, de atletas e equipes que altíssimo desempenho que despertam no público encantamento, satisfação e emoções, então em retribuição as pessoas compram e enchem os cofres das empresas ligadas ao esporte.

Claro que desenvolver atletas e montar esses times campeões é uma tarefa desafiadora, entretanto após 25 anos estudando técnicos, atletas e times vitoriosos o escritor, palestrante e fundador da HSM José Salibi Neto junto com a jornalista Adriana Salles Gomes compilaram no livro O Algoritmo da Vitória a fórmula para formar times vencedores nas empresas e desenvolver carreiras.

De acordo com a Wikipédia um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema, no caso do Algoritmo da Vitória estas são ações que devem ser adotadas na sua organização para desenvolver times de sucesso:

Fonte: Livro O Algoritmo da Vitória

Vamos agora conhecer cada um dos elementos desse algoritmo:

Encantar – Esta etapa consiste em identificar o potencial de um profissional e desenvolvê-lo para que se torne um “campeão”, claro que ninguém tem bola de cristal, mas se um indivíduo possui talento e caráter, este último definido como possuir um conjunto de valores e firmeza moral, a chances de acerto são grandes.

Kaizen Mental – A palavra Kaizen significa melhoria contínua, os grandes profissionais estão sempre buscando evoluir e têm força mental para encarar os insucessos como motivação para melhorar seu desempenho.

Time Escalador – Ninguém faz nada só, então os membros de uma empresa devem confiar uns nos outros, possuírem um objetivo comum, serem complementares e se sentirem responsáveis pelo desempenho da equipe.

Codificar a comunicação – Os líderes de uma equipe precisam ter um código de comunicação que seja rapidamente entendido por todos e que dispare ações rápidas.

Estrategizar – Todos os membros de uma equipe devem saber qual é a estratégia a seguir e executá-la disciplinadamente, o que passa também pelo desenvolvimento de uma cultura de execução.

Ambiente de Crescimento – Seja qual for o tamanho da sua empresa é preciso criar um ambiente em que as pessoas sintam que podem se desenvolver.

Aprendizado das Cinco Caixas – Uma das premissas de um bom líder é aprender sempre para evoluir e poder contar com soluções para utilizar em diferentes situações, para isso é preciso manipular cinco caixas: a primeira caixa é a de ferramentas, que representa o acervo de recursos que o líder possui para utilizar, a segunda caixa é a da curiosidade que permite aprender sobre sua equipe e saber como lidar com cada um, a terceira é a da destruição, que permite eliminar hábitos negativos, a quarta é a da manutenção daquilo que está dando certo e a última é a criação que permite desenvolver novos comportamentos na equipe.

Algoritmo – Cada grupo de pessoas é diferente, então cabe ao líder pegar estes sete princípios apresentados e montar a sequência mais adequada a sua necessidade. 

Apresenta farto material de estudo e muitos cases reais, não sendo possível apresentar todo o conteúdo neste espaço, portanto se você quer montar um grande time na sua empresa e ser um líder vitorioso leia este livro e o tenha como fonte de consulta permanente.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado