Tecnologia e Inovação na Criação de Etiquetas para o setor de Moda – Por Mônica Albuquerque

*Coluna por Mônica Albuquerque – 13/08/2022

Hoje trago aqui um assunto importante dentro da indústria têxtil e do vestuário que são as linhas de etiquetas personalizadas que buscam, mais do que uma simples identificação ou diferenciação, mas a valorização de uma marca através do reconhecimento de sua identidade, conferindo alto valor agregado em cada peça.

Para o desenvolvimento e inovação de etiquetas, a cada ano, são realizadas pesquisas de moda, avaliação de tendências relacionadas ao comportamento de consumo, como também de mercado. E pra falar sobre o assunto, conversei com o Cláudio Soeiro, Representante Comercial e idealizador do Moda & Conexão, um evento realizado no mês de julho com o intuito de mostrar as novidades e inovações em materiais e etiquetas para a indústria da moda e que reuniu profissionais da área aqui em Fortaleza, do qual tive o prazer de participar.

Qual a importância da  etiqueta nas peças de roupas?

CS: Tecnologia e o meio ambiente são os pontos mais importantes nas pautas mundiais. Sendo assim, as nossas etiquetas de moda buscam se adaptar a estas novas demandas. E, na minha visão, o ponto de partida é praticar os “três erres”: reduzir, reutilizar e reciclar.

A tecnologia está nos propiciando as etiquetas de silicone, por exemplo, que são mais macias e antialérgicas. Este exemplo das etiquetas de silicone nos mostra como a tecnologia e o cuidado com o meio ambiente se aliam para nos propiciar mais conforto e praticidade, além de trazer valor agregado para as marcas.

(Foto: Etiqueta de silicone/ Fonte: Cedida pelo entrevistado Cláudio Soeiro)

Que tipos de etiquetas você representa e tem para oferecer ao mercado?

CS: Temos uma diversidade de tipos de etiquetas, como: as etiquetas bordadas em tear: teares, com diferentes tipos de acabamentos, cores e fios. A finalidade dessa etiqueta é identificar e destacar a marca do fabricante. Podem ser personalizadas do jeito que você precisa!

(Foto: Etiqueta para jeans / Fonte: Cedida pelo entrevistado Cláudio Soeiro)

Etiquetas de cetim com alto brilho e há também as Etiquetas 3D que são as etiquetas emborrachadas em alto relevo, além das etiquetas de metal.

As etiquetas de metal valorizam muito as marcas de moda devido aos banhos e também a personalização das marcas. As técnicas de fabricação podem ser placas em latão que não oxidam, mesmo em contato com água do mar e piscina, sendo muito utilizadas na moda praia e lingerie. Os banhos podem ser: em ouro, níquel, dentre outros.

Trabalho ainda com as etiquetas termocolantes, que são de fácil aplicação e possuem longa duração nas roupas. A marca fica em evidência sem perder o conforto. O consumidor exige algo mais confortável, etiquetas que não incomodem, então essa é uma excelente opção para as confecções que desejam oferecer conforto aos seus clientes.

Boa leitura e até a próxima semana!

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado