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Controle: atribuição eterna para a saúde de um negócio – Por Carlos Barbosa

*Coluna por Carlos Barbosa, 09/08/2022

Abrir uma empresa e carregar o nome de empresário(a) parece elegante e poderoso, mas deve haver clareza de que as responsabilidades e os riscos que estão associados são bastante elevados. Não existe muito espaço para a vaidade no mundo empresarial se as funcionalidades de cada área da empresa não estiverem em plenitude. Então, manter os olhos bem abertos para cada ângulo da empresa, checando se ela ruma para aquilo que você deseja, deve ser uma rotina essencial para a saúde do negócio. O empresário tem por obrigação acompanhar os dados internos e externos à empresa, assim como acompanhar a qualidade de seus profissionais, para conseguir descortinar cenários e tomar suas decisões, mantendo o almejado controle empresarial.

O conhecimento dos processos associados ao objeto principal da empresa é condição fundamental para que faça sentido buscar a otimização dos controles. Ter domínio dos processos produtivos ou dos processos ligados à prestação de serviço, a depender do negócio escolhido para a empresa, é o que dá suporte para muitas decisões rotineiras. De nada adianta ter em mãos inúmeros relatórios sofisticados se não existir compreensão de como a engrenagem funciona.

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Há uma grande complexidade relacionada ao controle de uma empresa. Isso se deve não somente pela quantidade de variáveis que se precisa calcular, analisar e acompanhar, mas também pela dificuldade de se compreender as devidas relações de causa e efeito entre elas. Avaliar dados relacionados às operações de uma empresa já chega a ser demasiadamente laborioso: compras, consumos, produção/serviço, vendas, expedição/entrega e estoques. Seguir na análise financeira, procurando entender como está esse campo da saúde da empresa, é um passo a mais no requinte analítico, mas crucial para o negócio. Ficar atento à macroeconomia, às decisões políticas e às definições legais é um pacote de dificuldades que diariamente precisa ser enfrentado. A qualidade do capital intelectual da empresa é mais uma grande preocupação a ser levada em conta, afinal é o que a mantém operando, pensando e gerando dados e informações. Interpretar tudo isso junto é mais complicado ainda, mas faz parte da incumbência de quem deseja fazer a empresa ter continuidade nas suas operações.

Os relatórios Contábeis, como Balanço, DRE e Fluxo de Caixa são de extrema utilidade, pois, respectivamente, apresentam o Patrimônio, o Resultado (lucro ou prejuízo) e a composição do Caixa, tanto para orientar o mercado a respeito da empresa quanto para guiar o próprio empresário. Adicionalmente, o Planejamento Estratégico e o Orçamento são fundamentais para dar o norte da empresa e fazer a previsão em valor das decisões objetivadas. Com o Orçamento em mãos consegue-se acompanhar os desvios de todas as variáveis operacionais e financeiras da empresa. Manter-se firme nesse foco de controle administrativo-financeiro não é tarefa simples.

Entender o comportamento do cliente é um grande desafio, mas certamente é o mais importante, pois dele tudo depende. Entender os motivos das variações ou apenas inflexões pontuais nas demandas, perda de clientes, cancelamentos e devoluções de vendas, comportamentos de demanda específicos regionais, dentre outros pontos, faz parte da necessidade de controle necessário em um negócio. Além disso, compreender o valor que o cliente percebe no negócio, assim como desenvolver excelência no tratamento ao cliente, são pontos fundamentais para assegurar um portfólio que garanta um fluxo financeiro contínuo.

Diante de tudo apresentado, é transparente como manter um negócio sólido e contínuo não é tarefa fácil. Ao contrário, existe uma grande necessidade de empenho, foco e determinação para se conseguir um mínimo de tranquilidade dentro da empresa. Conhecer o funcionamento da empresa, perseguir suas metas, compreender seus indicadores e relações de causalidade, acompanhar sua evolução Contábil-financeira, observar o mercado e o governo, conhecer os profissionais e perceber os clientes da empresa, faz parte do conjunto eterno de preocupações que o empresário precisa para assegurar o controle operacional e financeiro da empresa.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

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