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Metas smart: como definir metas poderosas? – Por Marcus Vinícius Saraiva

*Coluna por Marcus Vinícius Saraiva, 28/07/22

Me  responda  uma  pergunta:  Das  suas  principais  conquistas,  quais delas você conseguiu por pura sorte? Acredito que pouquíssimas, não é mesmo? A verdade é que algo bem planejado, na maioria das vezes, tende a ter um índice menor de erro, justamente porque o planejamento envolve análises, metrificações, mensurações de risco e tudo o mais. E no mundo dos negócios isso não é diferente. Na realidade, no universo empresarial é extremamente necessário que existam planejamentos para que a operação possa funcionar plenamente e para que no futuro, possa ser expandida, que é o desejo da maioria dos empreendedores.

 No contexto atual, já ficou claro para você que objetivos precisam de planejamento e acima de tudo, metas para serem alcançadas. E para falar um pouco sobre a construção de metas verdadeiramente poderosas e eficazes, convido a Laura Bomfim, que atua como redatora:

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“Um  ditado  que  levamos  bem  a  sério  é:   Se  você  não  tem  um caminho claro a seguir, qualquer caminho serve. Esse é exatamente o oposto do que desejamos para o nosso negócio, não é mesmo? E é exatamente esse aspecto que a nossa metodologia própria de trabalho, baseada no Growth Hacking, permite que possamos eliminar da vida dos nossos clientes. Utilizamos o método

S.M.A.R.T. de definição de metas, proposta pelo consultor e estrategista estadunidense George T. Doran, quando em 1981 publicou o artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives”. Originalmente, as metas SMART foram pensadas para empresas, mas hoje pode ser aplicada para qualquer âmbito da vida no qual deseje estabelecer metas reais. Através delas, traçamos os melhores caminhos para que os nossos clientes cheguem aos seus objetivos.

Para entender melhor, nesse método cada letra da palavra SMART é um pilar que representa as características que a meta deve ter para ser real, alcançável e efetiva na hora de direcionar o seu negócio para o caminho que você pretende chegar.

Dá só uma olhada no quadro que utilizamos com as principais perguntas para a definição das metas.” 

S

(Specific / Específica)

M

(Measurable / Mensurável)

A

(Achievable

/ Atingível)

R

(Relevant / Relevante)

T

(Timely / Temporal)

O que você quer fazer de forma objetiva? Como você vai acompanhar? E como vai saber que alcançou? Você consegue atingir essa meta? Essa meta é relevante para o seu negócio? Em quanto tempo você quer atingir essa meta?

A elaboração de metas S.M.A.R.T. é responsável por trazer diversos benefícios em várias áreas do negócio como: redução de custos desnecessários, motivação do time comercial, aumento da produtividade, foco no planejamento, mensuração de resultados dentro de um recorte temporal e muito mais.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

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