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Como conduzir conversas difíceis – Por Lise Aguiar

*Coluna por Lise Aguiar, 22/07/2022

Ser líder exige papéis desafiadores e distintos: ao mesmo tempo em que é uma oportunidade de reconhecimento, realização profissional, crescimento de carreira, de gestão de pessoas, processos e resultados, exige do profissional algumas responsabilidades nem sempre fáceis, nem sempre boas.

Nessa posição, principalmente com a grande responsabilidade de report para a alta gestão da empresa e desenvolvimento da sua equipe, conversas difíceis são necessárias e, muitas vezes, frequentes dentro da rotina de atividades, seja para cobrar resultados, dar feedback, comunicar mudanças, dentre outras.

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A experiência de cada gestor contribui diretamente na forma como ele lida com essas situações, principalmente se teve experiências negativas em situações passadas. Sabemos que, cada um de nós carrega memórias ou formatos de condução pré-concebidos de acordo com suas vivências, então vamos abordar pontos importantes aqui que podem te ajudar a conduzir esse momento importante, com mais assertividade.

  1.     Seja claro e específico quanto ao tema/assunto da conversa:

Se a conversa tem iniciativa sua, deixe claro ao participante sobre o que tratarão naquele encontro, tipo: “Estou agendando esse papo para falarmos sobre o ocorrido na situação.”

Se você está sendo convidado para um papo, mas não sabe qual assunto será tratado, não hesite em perguntar através de mensagens mais neutras.

Esse alinhamento já serve para você se preparar para a pauta ou o convidado, ao mesmo tempo que inibe a perda de foco no decorrer da conversa, evitando desperdício de tempo de ambas as partes.

Já deixar claro a temática do papo é inclusive uma forma de empatia e respeito para com o outro, permitindo que ele também se prepare para explicar sua situação no evento ocorrido e possa buscar informações relevantes para o momento.

  1.     Atentar para o sentimento que o fato em si te gera:

Como falamos anteriormente, a importância de conhecer seu mindset sobre conversas difíceis e ao mesmo tempo, o fato ocorrido em si, são de fundamental importância para o sucesso desse momento.

Estar atento para não levar as situações para o lado pessoal, em casos de problemas de comportamento, e suas emoções no momento da fala ou reação às justificativas do colaborador são pontos cruciais também. Por isso, a importância do autoconhecimento, inteligência emocional para agir no momento, caso algo “fuja do roteiro” e do preparo anterior à conversa.

  1.     Estruture um roteiro e o ambiente

É função do gestor, neste momento, criar um ambiente de empatia, de colaboração e segurança durante o papo, para que o liderado compreenda o impacto da situação em no ambiente e até em você mesmo (sentimentos, prejuízos, dentre outros). Com isso, o objetivo a ser atingido será encontrar juntos, uma solução para o problema gerado.

Nas organizações, não é comum abordarmos sobre os sentimentos gerados em situações desconfortáveis, porém, ao fazer isso, você gera possibilidade maior reflexão para o liderado fazendo com compreenda o impacto além de gerar maior conexão com você, tendo em vista a reflexão se era esse o sentimento que ele queria despertar em você e cria empatia.

Ao final da conversa, vocês devem definir as possibilidades de soluções, criando senso de responsabilidade, visando gerar engajamento da pessoa na resolução do problema!

E por fim, trago uma reflexão: como podemos reduzir, então, a necessidade de conversas difíceis?

Através de prática de feedbacks constantes, mapeando os problemas ainda no início, praticar avaliações de desempenho constantes, mesmo que não haja essa formalidade na sua empresa, evitando que situações importantes se tornem urgentes ou mais graves.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

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