Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

A tecnologia como aliada da gestão e do lucro – Por Luís Henrique Alencar

*Coluna por Luís Henrique Alencar, 21/07/2022

Contar com o auxílio da tecnologia nos negócios é mandatório, independente do porte ou indústria de atuação. Seja para as tarefas do cotidiano ou para decisões a serem tomadas, a tecnologia auxilia na rapidez e na compilação de dados em informação. O uso de inteligência artificial favorece a escalabilidade dos negócios, desejo da maioria dos empresários, mas traz consigo uma série de temores.

Empresários temem que possa haver uma ameaça à existência de seus negócios caso suas equipes não consigam dar conta da demanda ou de gerar resultados esperados. Além de toda a exigência do mercado, as empresas ainda precisam driblar a concorrência, apostar em projetos inovadores, correr risco de falhas, gerenciar crises e ganhar tempo.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

“É uma preocupação de muitos executivos, de fato. De um lado, existe a necessidade de buscar constantemente a excelência operacional ao mesmo tempo que se fornece serviços de tecnologia transformacionais”, comenta o diretor de vendas Latam na Run2biz, Atila Nicoletti.

Abaixo, listo 4 pontos de atenção/melhoria contínua que as empresas podem buscar, através da tecnologia, para fortalecer e solidificar seus negócios. Vejamos:

  1.   Focar na experiência do cliente

Um bom processo de acolhida, uma boa assistência pós-venda, tem sido o segredo de muitas empresas de sucesso. Implementar ou melhorar a usabilidade dos sistemas de acesso do cliente é de extrema importância.

  1.   Garantir ou aumentar a produtividade

As automações funcionam muito bem, mas apenas se for combinada com a competência humana. Logo, um dos maiores desafios das empresas atualmente é reter colaboradores e fazer com que eles trabalhem bem.

Processos bem desenhados, bem escritos, ajudam, e muito, na retenção de talentos, mas não só, ajudam também na retenção/gestão do conhecimento.

  1.   Desenvolvimento de novos produtos

Quando uma empresa cresce, o desenvolvimento de novos produtos é essencial. Isso fortalece a marca, gera concorrência e impulsiona os times para crescerem juntos.

  1.   Otimizar a gestão do negócio

Além de sistemas de vendas, gestão de pessoas, processos etc., o gerenciamento da estratégia da organização é um dos principais gargalos das empresas, principalmente aquelas que querem escalar seus negócios. Organizar e controlar atividades, colaboradores e processos com maior eficiência podem ser situações solucionadas com o investimento em boa tecnologia.

“Não é fácil otimizar alinhamento estratégico, processo e métricas, mas é possível. É preciso disciplina, acesso a diagnósticos precisos e ferramentas específicas para isso”, afirma Atila Nicoletti.

A automatização aplicada à gestão da empresa gera agilidade e praticidade, reduz gastos operacionais, diminui erros e falhas humanas e, principalmente, melhora os resultados dos negócios, que é o objetivo de toda empresa.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado