Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Brasileiras desfilam com charme e elegância na tradicional corrida de cavalos em Newmarket na Inglaterra – Por Mônica Albuquerque

*Coluna por Mônica Albuquerque – 16/07/2022

Quem pensa que os desfiles de moda ocorrem apenas nas passarelas, está enganado. Na Inglaterra, as mulheres arrasam durante os eventos tradicionais no Reino Unido, como as corridas de cavalos. E como todos os anos, a chapelaria inglesa e os looks requintados e coloridos usados pelas mulheres, chamaram a atenção no primeiro dia da competição no Hipódromo de Newmarket, que ocorreu na quinta-feira dia 07 de julho.

O Hipódromo de Newmarket é considerado o berço das corridas britânicas e por lá já passaram as maiores corridas de cavalos do mundo. Então, para quem pretende conhecer o país, vale a pena conferir o evento. 

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Tradição e requinte é o que define esse festival de corridas que ocorre durante as férias no Reino Unido. Se você pretende viajar nesse período para lá, então aproveita pra conferir essa matéria exclusiva com quem já conhece e participa do evento há alguns anos. Para isso, convidei Pesquisadora de Moda e Tendências e Influenciadora Digital brasileira e que mora na Inglaterra há 13 anos, a Márcia Gabriel. Ela concedeu entrevista exclusiva, compartilhando conosco alguns detalhes do que aconteceu na última corrida de cavalos em Newmarket nesse mês de julho.

Como surgiu essa tradição da corrida de cavalo em Newmarket e qual a relação desse evento com a moda?  

MG – O Hipódromo de Newmarket é um dos berços das corridas de cavalos britânicas e é palco de renomadas corridas. Durante o ano abriga em torno de 9 corridas dentre as 36 que acontecem no Reino Unido. Foi fundado em 1636, e apenas por volta de 1665 aconteceu a primeira corrida organizada por Charles II. O mesmo possui 2 percursos, tradicionalmente conhecidos como:  O Rowley Mile Course e o Curso de Julho, também chamado de Curso de Verão, que é uma das corridas que acontecem aqui em Newmarket no mês de julho e durante esse evento ocorre o Ladies Day. 

Esse é considerado um dos festivais de corridas de cavalo mais disputados da temporada de verão e recebe visitantes de vários lugares e eu diria que esse evento tem tudo a ver com moda.

Várias brasileiras que moram aqui no Reino Unido, participam dessa requintada e tradicional corrida de cavalos britânica. Mulheres vestem suas melhores roupas, usam e abusam dos acessórios de cabelos em formatos diferentes como: chapéus, casquetes e facinators (um tipo de tiara com flores muito tradicional na Inglaterra), que adornam as suas cabeças. Costumo falar que aqui vemos um verdadeiro desfile de moda, porém, fora das passarelas convencionais, como podemos observar na imagem abaixo.

O que você considera mais atrativo no evento e como faz para participar?

MG – Gosto de apreciar as corridas de cavalos que ocorrem durante os 3 dias de evento, mas além disso, o que mais me atrai é o requinte e glamour do evento. Como sou da área de moda e trabalho com pesquisa de tendências e streetstyle, frequento vários tipos de eventos aqui na Inglaterra, pra criar conteúdo para o meu Instagram (@marciagabrieluk) e para o meu canal no YouTube, inclusive as tradicionais corridas de cavalo inglesas.

E esse ano resolvi reunir um grupo de empresárias brasileiras, que moram aqui no Reino Unido assim como eu, para participarem do evento junto comigo. Dentre as brasileiras que aparecem na foto acima, eu estou no centro usando um vestido na cor verde e acessórios pink, além da Silvânia, Mayara, Emanuele Andrade, Meire, Cecília, Rosimar, Fabiana, Lukie Dantas, Eli, Jana, Marline.

As mulheres se vestem de forma muito elegante e sofisticada, e a chapelaria inglesa chama muito atenção, principalmente porque não temos essa tradição aí no Brasil. Muitos desses adereços de cabelos usados pelas mulheres, são feitos por designers renomados da chapelaria inglesa para que as mesmas desfrutem das emocionantes corridas, do entretenimento épico, totalmente à caráter como manda a tradição inglesa – e para competir no concurso Best Dressed Lady Competition, uma Competição da Senhora mais bem vestida que ocorre no primeiro dia do evento, do qual eu participei.

Existe um tipo de vestimenta ou dress code adequado para o evento?

MG – Sim, os participantes, dentre eles homens e mulheres, vestem-se de forma muito glamorosa. Para os homens, o traje ideal é o smart elegante, como por exemplo, blazer, terno e sapato social. Já para as mulheres, elas podem apostar em vestidos fabulosos e vibrantes, para participarem do Ladies Day (Dia das Senhoras). Inclusive as crianças também precisam se vestir de uma maneira mais formal. Porém, vale ressaltar que algumas roupas são proibidas de usar neste festival, como por exemplo, os shorts jeans, as fantasias temáticas e os looks esportivos.

Aqueles que desejam participar do evento podem adquirir os ingressos por um valor que varia entre 16 a 130 libras. Cada ingresso dá acesso a determinados espaços do evento e o dress code diferencia-se de acordo com cada área:

Premier Enclosure – o dress smart elegante e as mulheres tem que usar acessório de cabelo – chapelaria (um tipo de traje usados tradicionalmente nos casamentos ingleses) 

Grand stand Paddock – smart elegante, mas o chapéu não é obrigatório.

Garden enclosure – estilo casual onde geralmente as pessoas levam a família para fazer picnic.

Boa leitura e até a próxima semana!

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado