Quem tem informação larga na frente do concorrente – Por Luís Henrique Alencar

*Coluna por Luís Henrique Alencar, 14/07/2022

Vivemos, arrisco dizer, na era do conhecimento. Quem mais tem ou quem conheceu primeiro está na vantagem. A grande oferta de informações e a sua disponibilidade abundante, em certo ponto, mais atrapalha do que ajuda quem a busca, visto a procedência duvidosa de suas origens. Assim, a moeda de troca no mundo dos negócios, além do tempo, chama-se informação qualificada.

Em um passado não tão distante, as bibliotecas, as enciclopédias eram a única fonte literal de informações. Hoje, estamos a cliques de distância. Ferramentas como Google e Youtube fazem parte do dia a dia de muitos. Conteúdo para consumo rápido, mas que não há filtro para as postagens, as informações são lançadas na Internet. Na contramão dessa realidade, existem fontes como o ENB, que trazem informação selecionada e de qualidade, são consumidas pelos empresários que não tem tempo a perder.

Como forma de poupar o seu tempo de estudo e de aumentar os lucros da sua empresa, se você ainda não está convencido da importância de controlar/medir os lucros do seu negócio, trago quatro das inúmeras vantagens. Veja:

  1.       Conhecer as margens/limites do seu negócio.

Quando você conhece os números do seu negócio fica muito mais fácil tomar uma decisão. É possível, por exemplo, saber quanto de desconto pode ser dado, quanto de comissão pode ser concedida etc. Conhecer o negócio é bem diferente de saber o que se vende e o mercado que atua. Passa por conhecer seus custos, despesas, margens de lucro, VM (Vendas Mínimas), EPL (Efeito Preço no Lucro), PE (Ponto de Equilíbrio), dentre outros indicadores que possibilitam uma tomada de decisão acertada, com base em números, fatos.

  1.       Fazer promoções e ofertas com a segurança financeira garantida

Muito possivelmente você já ouviu a expressão “vender a preço de custo”. Sabe como a empresa que não conhece o método Lucro no Bolso calcula o “preço de custo”? Ela não calcula, simplesmente vende pelo preço que comprou. Essa operação é prejuízo certo, “preço de custo” quer dizer operação sem lucro. Ou seja, o preço precisa pagar todos os gastos da operação de modo que o resultado líquido seja zero.

  1.       Eliminar do mix produtos ou serviços ou, até mesmo, clientes não lucrativos.

Conhecer os números do seu negócio possibilita, também, estudar a lucratividade por produto ou serviço comercializado. É possível identificar que um produto que não é lucrativo, mas que é estratégico. E não só, também é possível demitir os clientes que não geram retorno satisfatórios para a empresa. Embora seja uma prática incomum (não deveria), é saudável, financeiramente falando, demitir clientes não lucrativos.

  1.       Decidir por terceirizar uma operação ou parte dela.

O processo produtivo, quando refletido em números (análise de custos), dá a possibilidade de terceirizar uma operação. Isso não quer dizer que você não tenha capacidade produtiva, mas sim que há possibilidade de aumentar seu lucro unitário e, por consequência, o lucro total.

Informação é a chave do jogo! Se a sua empresa faz gestão do lucro, domina os números e seus impactos, sem dúvida alguma, está à frente da concorrência. Busque, incessantemente, os números da sua empresa, eles falam (e como falam). O exercício de analisá-los e de agir baseado na análise é o que vai levar a empresa para o próximo nível.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

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