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Comunicação assertiva. Você tem? – Por Lise Aguiar

*Coluna por Lise Aguiar, 08/07/2022

Com mais de 20 anos de experiência na área de RH, sempre me deparo com essa temática quando o assunto é o mundo corporativo. Muitas vezes apontado como o grande desafio das organizações além de ser uma competência a ser desenvolvida por grande parte das lideranças.

Mas afinal, o que é comunicação assertiva?

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Comunicação assertiva é a capacidade de falar o que se quer falar de forma clara, objetiva, transparente, respeitando o espaço do outro.

Uma pesquisa realizada pela PageGroup com executivos em 2021 sobre o levantamento de habilidades 360, chegou à conclusão que as habilidades mais valorizadas no Brasil são a inteligência emocional com 42,9%, o trabalho em equipe com 38,4% e a comunicação assertiva com 31,1% das respostas.

80% dos executivos que participaram desta pesquisa, informaram ainda que não tem interesse em contratar profissionais que possuem excelentes habilidades técnicas, porém, com problemas de comportamento.

Um outro dado extremamente importante apresentado nesta pesquisa revela que as habilidades mais difíceis de encontrar no mercado são: inteligência emocional com 57%, comunicação assertiva com 42%, resolução de conflitos 38,8% e liderança com 33%.

Ou seja, as mesmas “softs skills” consideradas como mais valorizadas (inteligência emocional e comunicação assertiva), despontam no ranking como as competências mais difíceis de se encontrar. E agora?

3 pontos de atenção que geram assertividade

Trazendo a pauta da comunicação assertiva novamente, existem três pontos a serem destacados aqui para o sucesso desta. São eles:

1)  A comunicação precisa ser correta, ou seja, precisamos falar e escrever de forma correta, usar a linguagem escrita ou verbal empregada de forma adequada, observar o idioma a ser utilizado nesta comunicação, além de evidenciar a credibilidade da informação que você está trazendo (fontes, fatos, dados, etc.);

2)  Essa comunicação precisa ter ainda clareza e objetividade. A prolixidade, o falar demais podem enfraquecer a sua mensagem pois as pessoas vão perdendo o interesse pela fala, perdem o foco e cabe aqui refletir sobre a importância de respeitar o tempo do outro. Isso se aplica nas reuniões de trabalho (quanto tempo teremos?), em entrevista de emprego, ligações etc. O foco aqui é tentar falar a mesma mensagem com menos palavras, evitando assim muitas justificativas, muitos exemplos e a própria complexidade destas explicações;

3)  A comunicação assertiva precisa ainda gerar conexão entre o emissor e o receptor da mensagem, isto é, precisa estar adequada ao momento, à pessoa que escuta, ao ambiente. Para isso o emitente deve estar atento a quatro aspectos importantes: conteúdo da mensagem, linguagem corporal (já que o corpo fala!), entonação da sua voz e por fim a escuta ativa (dar ao outro a oportunidade de se posicionar).

Cabe aqui lembrar que muito se fala na comunicação não violenta e devemos lembrar sempre que a comunicação assertiva está entre linhas tênues entre a agressividade e a passividade, além de que a comunicação que efetivamente gera resultados é aquela que ao finalizar, ambos os lados tiveram ganhos, foram impactados positivamente.

Gostaria de lembrar que o autor David Rock, em seu livro “Não diga aos outros o que fazer, ensine-os a pensar”, aponta que uma das principais deficiências das organizações é a conversa que não atinge objetivos.

E agora eu pergunto: você está atento a comunicar-se com assertividade com sua equipe? Volte o texto, reflita sobre os 3 pontos apresentados acima e faça os ajustes necessários para ganhar mais eficiência em seu dia a dia e na gestão de sua equipe de trabalho!

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

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