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O processo de criação por trás dos produtos de moda: da ideia à execução – Por Mônica Albuquerque

*Coluna por Mônica Albuquerque – 02/07/2022

Muitos de nós adoramos comprar itens de moda e que são a última tendência. Afinal de contas, quem não ama uma novidade, não é mesmo?!… Porém, você já parou para pensar quem é a cabeça pensante por trás da moda que você leva para o seu armário?

Antes de um produto ser desenvolvido, alguém teve que pensar, criar, ou ainda, desenhar. E é justamente desse profissional que vamos falar hoje, o responsável desde a ideia até à execução de um produto de moda e que chamamos de estilista ou designer de moda, para que você entenda o papel desse profissional, responsável por criar produtos que encantam os consumidores.

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Para isso, convidei a Designer de Moda Sara Ruth, para falar sobre o papel desempenhado por esse profissional e os desafios que ela enfrenta no seu dia a dia. Durante a sua entrevista ela falou que além da formação em moda, é pós-graduada em Gestão de Design de Moda, Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Docente no curso de graduação e pós-graduação da UNIATENEU, e ainda atua Consultora de Imagem assim como eu, exerce a função de modelista e coordenadora de produto prestando seus serviços para várias empresas de confecção, acumulando vasta experiência no mercado há mais de 10 ANOS.

Qual a sua relação com a moda e como tudo começou?

A moda sempre esteve em mim, sempre gostei de artes, e tudo que envolvesse a criatividade, então o caminho até chegar a moda foi muito natural, aconteceu de forma orgânica. Desde o primeiro dia de aula do curso de Moda me identifiquei com o conteúdo apresentado, e assim foi fácil seguir a graduação em Design de Moda, assim como a busca por outras especializações que contemplassem a Moda.

Foto: Sara Ruth

Foto: Sara Ruth

Designer de Moda ou Estilista, existe diferença entre esses profissionais?

No sentido literal não existe diferença entre elas. Mas analisando a função e o estudo necessário para desempenhar cada atividade são observadas diferenças básicas. O designer de moda é o profissional que usa suas habilidades, imaginação e criação gráfica para a confecção de desenhos de modelos nas mais diversas áreas, como roupas, acessórios, decoração etc. É um profissional que se preocupa com as questões objetivas e específicas dos produtos na hora da criação. Por sua vez, o estilista está mais relacionado com o campo da arte, visto como um artista livre para criar peças únicas. Ele cria as roupas desenhadas pelo designer e as lança no mercado. Na prática, tais profissionais acabam fazendo o mesmo trabalho, um não é melhor que o outro, somente as áreas de estudo na formação profissional se diferenciam.

Como funciona a criação de uma coleção de moda?

O desenvolvimento de uma coleção de moda envolve diversas etapas, que vão desde a criação até a comercialização. O primeiro passo é definir se a coleção é conceitual – como as vistas nas passarelas, onde o foco são as referências – ou comerciais. 

É preciso definir qual o público-alvo da coleção, considerando informações como: faixa etária, poder econômico e localização. Esta etapa é a responsável por montar um perfil dos possíveis clientes para os quais a coleção está sendo desenvolvida e quanto mais detalhes observados, mais fácil é a missão de encontrar padrões entre estes indivíduos.

Outro passo essencial durante esse planejamento é a análise do mercado no qual a marca está inserida. Procurar informações sobre os principais concorrentes – diretos e indiretos -, visualizar as oportunidades disponíveis e encontrar quais são os diferenciais que você está disposto a oferecer são alguns dos elementos que devem ser analisados.

Após realizar estes estudos, a marca consegue identificar melhor o seu nicho e o perfil de seus clientes. Assim, é possível desenvolver um planejamento especial para o seu público, aumentando consideravelmente as chances de êxito da coleção. Estas informações são importantes para definir detalhes como: quais modelos serão produzidos, a quantidade de peças, o estilo principal e o preço.

O próximo passo é decidir os aspectos visuais, que chamamos de elementos de design como as cores e os materiais que estarão presentes nas peças. A partir desta definição, são procurados os fornecedores para cada um dos itens, desde os tecidos até a mão de obra. Desta forma, é possível fazer uma projeção do custo da produção.

Com estes detalhes definidos, é hora de iniciar os croquis. Nesta etapa, além de criar as peças que integrarão a coleção, o estilista precisa analisar como elas combinam entre si. Uma coleção de moda precisa ter harmonia entre todos os seus componentes, respeitando o tema central escolhido e a identidade do conjunto de peças.

Após definir como as peças devem ser, pilotos são produzidos e testes são realizados para analisar se os produtos correspondem ao esperado. Após a aprovação, eles vão para a etapa de confecção e a marca passa a planejar como será a divulgação e comercialização. O último passo é acompanhar os resultados obtidos pela coleção.

Boa leitura e até a próxima semana!

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

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