Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Descobri a dificuldade do empresário – Por Luís Henrique Alencar

*Coluna por Luís Henrique Alencar, 30/06/2022

No último final de semana eu fiz uma grande descoberta. Na verdade, não devo ter feito essa descoberta sozinho. Estávamos eu e, mais ou menos, 1200 pessoas em um evento, quando o palestrante disse: “os empresários não têm dificuldade de aprender. Eles têm dificuldade de executar”. Isso fez muito sentido para mim e por isso resolveu compartilhar na coluna de hoje.

Os desafios dos empresários aumentaram bastante com a era digital devido a queda das fronteiras. Por não haver mais as barreiras físicas, empresas antes locais passaram a ser nacionais, por exemplo. Além desse, vários outros desafios são enfrentados pelos empresários. Alguns deles são: não conseguir contratar uma equipe qualificada, não saber lidar e exigir dos fornecedores, não dominar estratégias lucrativas e escaláveis, não ter processos estruturados, não saber o que estudar por conta do excesso de informação e, talvez a mais latente, tomar decisões solitárias.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A grande causa desses desafios é a falta de estratégia na empresa. E entenda estratégia como saber O QUE fazer. Explico: quando o empresário delega a estratégia para que está na operação, a estratégia fica submetida àquilo que o time operacional sabe fazer. O operacional faz o que sabe fazer e não o que deveria ser feito. Por exemplo: um empresário relata para sua agência de marketing que precisa vender mais. A agência que só sabe anunciar no Facebook Ads, por sua vez, o faz da melhor maneira possível. Fica a pergunta: a melhor estratégia era anunciar no Facebooks Ads? Por que não pelo Google Ads?

A solução é separar bem as equipes: equipe de estratégia (define O QUE fazer) e equipe de operação (define COMO fazer). E esse conceito não parece novo, correto? Se visitarmos o conteúdo do primeiro semestre de qualquer curso de administração, veremos a clássica pirâmide que divide os níveis organizacionais de uma empresa entre estratégico, tático e operacional.

A pergunta é: para o empresário que não tem sócios ou para os empresários que são apenas técnicos, que não tem a base de gestão, como montar a equipe de estratégia? A resposta é simples: buscar um profissional no mercado ou buscar uma empresa de consultoria especializada na área que a empresa é deficiente.

Todo negócio tem duas metas: uma técnica e a outra gestão. Uma academia, por exemplo, cuja sociedade é composta por educadores físicos, tende a ter mais dificuldade de solução de um desafio de gestão do que uma academia que no quadro societário tem um administrador com experiência com números, com gestão.

O fato é: o empresário não precisa dominar todas as áreas da sua empresa. Precisa compreender todas elas e estar bem assistido por especialistas, cada um na sua área. 

Por fim, o problema de execução dos empresários é solucionado, por exemplo, com repertório. Consultorias especializadas, por exemplo, tem sempre bom repertório para compor equipes de estratégia.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado