Durante Conferência em Lisboa, Ricardo Cavalcante busca ampliar relação comercial da economia do mar entre Brasil e Portugal

Foto: Divulgação Fiec

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, participou, na companhia da Secretária de Estado das Pescas de Portugal, Teresa Coelho, da Conferência Parceria para a Inovação e Sustentabilidade da Fileira Alimentar do Mar, em Lisboa, Portugal no início da tarde desta segunda-feira (27/06).

Ações

O Encontro teve como objetivo fortalecer a indústria da pesca e a relação comercial entre os países na área e contou ainda com a assinatura de memorando de entendimento entre a FIEC, SINDFRIO-CE e DOCAPESCA – Portugal para promoção de cooperação técnica e formativa para gestão de infraestrutura de apoio à pesca, organização da primeira venda do pescado, sistema de rastreabilidade do pescado, gestão da segurança alimentar e certificação, sistema de informática de apoio à gestão e implementação do conceito de porto de pesca sustentável.

Participação

Entre os presentes no encontro: Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e da Alimentação de Portugal; Sérgio Faias, Presidente da Docapesca (Portugal); Manuel Tarré, Presidente Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF – Portugal); Alexandre Leitão, Embaixador de Portugal Responsável pela Organização da Conferência das Nações Unidas; Miguel Marques, da Blue Info e Skipper & Wool; Abílio Ferreira, representante da Câmara Municipal de Lisboa; o Diretor de Inovação da FIEC, Sampaio Filho; Beto Gradvohl, Presidente CS Economia do Mar e representante do Sindicato das indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio-CE); Cadu Villaça, Consultor Técnico e Científico do Sindifrio; além de diversos outros empresários do setor.

Foto: Divulgação Fiec

“É com muita honra que estamos aqui, buscando novos mercados. Portugal é exemplo para o mundo e é com bons exemplos como esse que temos que aprender. Também vamos compartilhar o que temos de relevante no Ceará. Juntos, podemos ir muito mais longe, promovendo o desenvolvimento da indústria do mar e dos nossos países”, declarou Ricardo Cavalcante.

“No dia que começa oficialmente a 2º Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, temos a feliz coincidência de também estarmos reunidos aqui para promover e estreitar laços comerciais entre nossos dois países irmãos. Portugal é um dos maiores consumidores de pescado do mundo e, por isso, é muito importante continuarmos a aumentar nossa produção de forma sustentável”, afirmou Teresa Coelho, Ministra da Pesca de Portugal, ressaltando a importância do encontro.

Relacionamento

No próximo mês de agosto a comitiva portuguesa do setor da economia do mar irá desembarcar na capital cearense para promover mais estreitamento nas relações comerciais entre os dois países.

Inovação

Na reunião, o Diretor de Inovação, Sampaio Filho, lembrou que a Federação da Indústria do Ceará tem sido pioneira em projetos inovadores para o setor, a exemplo do Rastum, premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o setor, que promove o mapeamento da cadeia do pescado desde a pesca do peixe em alto mar, chegada ao porto, e sua venda.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado