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Comunicação 360 graus: a sinergia do online e do offline – Por Marcus Vinícius Saraiva

*Coluna por Marcus Vinícius Saraiva, 23/06/22

Para iniciar, preciso dizer que a criação de um bom plano de comunicação sempre terá sugestões de diversas mídias, que são classificadas de duas formas: Mídia online, por meio de redes sociais, google, banners em sites e similares; e a mídia offline, que compõe outdoors, busdoors, revistas, televisão, rádio e etc. A integração dessas mídias online e offline levam a classificação da comunicação 360º graus. E para falar um pouco mais a respeito de cada mídia e da comunicação on e off em conjunto, contarei com a presença do Gabriel Lopes, head de mídia e performance:

“Bom, como profissional responsável pela execução de publicidade em mídia online e também por trabalhar de perto de todas essas plataformas online, percebi que o número de anúncios encontrados na internet são infinitos, então, por mais personalizado que seja e apesar de divulgado para o público certo, esses materiais podem por muitas vezes, passar despercebidos pelos usuários, devido tamanha saturação desses anúncios.”

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Daí a importância de ter uma comunicação mais integrada, levando os mesmos anúncios para todas as plataformas de divulgação possíveis. Ou seja, utilizando o mesmo anúncio veiculado nas redes sociais e também espalhado pela cidade, em outdoors e busdoor, por exemplo. E essa medida não é por acaso, tem uma justificativa estratégica, e para explicar melhor, convido a Mayara Myner que é profissional de mídia offline:

“Complementado o Gabriel, existe sim uma ideia mais estratégica quando resolvemos aplicar a comunicação 360 graus. A grande questão é que temos bastante benefícios ao realizar tais ações, como:

  1. Fortalecer a marca e gerar credibilidade, pois o cliente encontra uma comunicação uniforme em todas as plataformas, seja online seja off
  2. Essa comunicação permite integrar público e empresa, por meio da distribuição de informações de forma homogênea, garantindo melhores
  3. Gerar um impacto maior do público facilitando até no momento final da
  4. Fidelizar clientes que, constantemente, poderão ser impactados por esses anúncios em diversos meios de comunicação.
  5. Gerar a constante lembrança da

Em linhas gerais, o importante é ter vários meios de interlocução com o cliente, seja para a venda, reconhecimento de marca, cobrança ou informação.

O que achou do conteúdo de comunicação 360º graus? Foi útil para você? Aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais! Afinal, conhecimento só tem valor se dividido, não é?

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

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