*Coluna por Marcus Vinícius Saraiva, 23/06/22
Para iniciar, preciso dizer que a criação de um bom plano de comunicação sempre terá sugestões de diversas mídias, que são classificadas de duas formas: Mídia online, por meio de redes sociais, google, banners em sites e similares; e a mídia offline, que compõe outdoors, busdoors, revistas, televisão, rádio e etc. A integração dessas mídias online e offline levam a classificação da comunicação 360º graus. E para falar um pouco mais a respeito de cada mídia e da comunicação on e off em conjunto, contarei com a presença do Gabriel Lopes, head de mídia e performance:
“Bom, como profissional responsável pela execução de publicidade em mídia online e também por trabalhar de perto de todas essas plataformas online, percebi que o número de anúncios encontrados na internet são infinitos, então, por mais personalizado que seja e apesar de divulgado para o público certo, esses materiais podem por muitas vezes, passar despercebidos pelos usuários, devido tamanha saturação desses anúncios.”
Daí a importância de ter uma comunicação mais integrada, levando os mesmos anúncios para todas as plataformas de divulgação possíveis. Ou seja, utilizando o mesmo anúncio veiculado nas redes sociais e também espalhado pela cidade, em outdoors e busdoor, por exemplo. E essa medida não é por acaso, tem uma justificativa estratégica, e para explicar melhor, convido a Mayara Myner que é profissional de mídia offline:
“Complementado o Gabriel, existe sim uma ideia mais estratégica quando resolvemos aplicar a comunicação 360 graus. A grande questão é que temos bastante benefícios ao realizar tais ações, como:
- Fortalecer a marca e gerar credibilidade, pois o cliente encontra uma comunicação uniforme em todas as plataformas, seja online seja off
- Essa comunicação permite integrar público e empresa, por meio da distribuição de informações de forma homogênea, garantindo melhores
- Gerar um impacto maior do público facilitando até no momento final da
- Fidelizar clientes que, constantemente, poderão ser impactados por esses anúncios em diversos meios de comunicação.
- Gerar a constante lembrança da
Em linhas gerais, o importante é ter vários meios de interlocução com o cliente, seja para a venda, reconhecimento de marca, cobrança ou informação.
O que achou do conteúdo de comunicação 360º graus? Foi útil para você? Aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais! Afinal, conhecimento só tem valor se dividido, não é?
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.