Tendências de Moda que se destacaram na São Paulo Fashion Week 2022 – Por Mônica Albuquerque

*Coluna por Mônica Albuquerque – 18/06/2022

A São Paulo Fashion Week (SPFW N53), a maior semana de moda da América Latina, ocorreu entre os dias 31 de maio e 04 de junho, cujo tema abordado esse ano foi IN-PACTOS, com o intuito de chamar atenção para questões relacionadas à sustentabilidade, criatividade, conhecimento, inovação, tecnologia, moda e arte (que inclusive foi um tema abordado aqui na minha coluna e você pode aproveitar para conferir no link https://www.economicnewsbrasil.com.br/2022/03/05/moda-arte-um-retrato-da-sociedade-contemporanea-por-monica-albuquerque/ ).

Nessa temporada, alguns desfiles ocorreram de forma online, através das plataformas digitais, como por exemplo, os das marcas: Wilson Ranieri, Aluf, Gloria Coelho e Handred. Bem como de forma presencial, como o das marcas: Silvério Martins, Walério Araújo, João Pimenta, Lino Villaventura. Já tive a oportunidade de conhecer de perto, o trabalho do estilista Lino durante a semana de moda de Fortaleza, o DFB Festival – Dragão Fashion Brasil. Você pode aproveitar e conferir a matéria completa que publiquei na semana passada sobre os bastidores e detalhes de alguns desfiles que conferi durante o DFB este ano.

E hoje, quero destacar algumas das principais tendências que se confirmaram nas passarelas da SPFW. São elas:

Mix de cores: vermelho + rosa

Sem dúvida, que essa combinação de cores (vermelho e rosa) é uma das preferidas entre as mulheres. Esse mix de cores caiu no gosto e preferência das fashionistas, invadindo o streetstyle e permanece em alta, desde as temporadas passadas.

Como sou fã de cores, adoro usar essa harmonia cromática no meu dia a dia, inclusive ensino para minhas clientes de consultoria de imagem e as minhas alunas a usarem o vermelho e pink numa mesma produção. Além de passar uma mensagem de elegância e modernidade. Por serem cores análogas, ou seja, cores vizinhas no círculo cromático, elas funcionam bem juntas por possuírem pigmentos em comum.

É uma combinação perfeita para quem quer ousar e usar mais cores nos looks, mas sem chamar muita atenção.

Estampas marcantes

Como trabalho com imagem pessoal, personalidades de estilos e Colorimetria, gosto sempre de ressaltar que, estampas marcantes, é uma tendência que pode não agradar a todos, principalmente aquelas pessoas que gostam de passar despercebidas, ou seja, não gostam de ser o centro das atenções.

Como o próprio nome já diz, são estampas que marcam e chamam mais atenção para o visual. Portanto, se você é fã das estampas marcantes e dramáticas, pode aproveitar e conferir os desfiles das marcas Meninos Rei e a Hundred, por exemplo, que mostraram essa tendência nas passarelas da SPFW, através de estampas exuberantes que chamaram a atenção do público pelas cores e formas.

Tons vibrantes

Particularmente gosto de alguns tons vibrantes, principalmente o laranja, apesar de saber que não ficaria muito bem no meu tom de pele, tendo em vista que pertenço a paleta de outono puro/quente, cujas cores são opacas. Já as cartelas de primavera são mais intensas e vibrantes, desta forma, as pessoas dessa cartela ficarão bem usando essa tendência.

Sem dúvida as belezas que pertencem as cartelas quentes de primavera, serão as mais beneficiadas por essa tendência. As cores vibrantes sem dúvida, assim como as estampas exuberantes, que também foram destaques nas passarelas desse ano, chamam bastante atenção e causam grande impacto visual. Atenção fashionistas, blogueiras ou influenciadores digitais que amam cores e tons vibrantes, é hora de se jogarem nessa tendência.

Tecidos acetinados

Para as mulheres elegantes e sofisticadas essa sem dúvida, é uma das tendências que vão chamar a sua atenção. Sabe quando você escolhe um look, quer passar uma imagem mais glamourosa, mas sem se jogar no brilho e paetê….

Então, aproveita que os tecidos acetinados foram apostas de algumas marcas nessa temporada de desfiles da SPFW, com destaque para a marca Misci, que trouxe essa tendência através de uma alfaiataria minimalista, chic e com uma paleta de cores neutras com tons de bege, marrom, branco e off-white, etc.

Aproveita e usa as tendências que mais tem a ver com a sua personalidade e estilos.

Boa leitura e até a próxima semana!

 

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado