Fortaleza é única cidade no Brasil selecionada para receber apoio técnico do Programa Futuro Turismo do BID

Foto: Divulgação

No total, 107 destinos da América Latina e Caribe disputaram a seleção para receber diagnóstico e planos de ação para acelerar o uso e a aplicação de tecnologias.

Fortaleza está entre os dez destinos vencedores da chamada regional do Programa Turismo Futuro, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Programa tem como objetivo contribuir para a competitividade e sustentabilidade do setor do turismo na América Latina e Caribe (ALC), por meio da adoção de tecnologias digitais e emergentes, e conta com financiamento do Fundo Geral de Cooperação da Espanha no BID. A iniciativa irá destinar US$ 1,5 milhão em recursos de cooperação técnica não reembolsáveis.

O prefeito de Fortaleza José Sarto comemorou a escolha da Cidade entre os vencedores do Programa, enfatizando o turismo como forte propulsor da economia. “É uma grande alegria ter Fortaleza entre os selecionados pelo programa. Os recursos se reverterão em qualificação do turismo, nos ajudarão a dimensionar o que já existe de inovação e a avançar, aplicando novas tecnologias. Isso evidenciará ainda mais a nossa Cidade, trazendo mais visitantes, favorecendo ainda mais a economia, gerando oportunidades”, afirmou Sarto.

Além de Fortaleza, foram selecionados Córdoba (Argentina); Puerto Varas (Chile); Bogotá (Colômbia); Ilhas Galápagos (Equador); Quito (Equador); Cidade da Guatemala (Guatemala); Cancún (México); Arequipa (Peru); e Montevidéu (Uruguai). Os destinos receberão um diagnóstico de seu nível de maturidade tecnológica, bem como um plano de ação para acelerar o uso e a aplicação de tecnologias entre as empresas de turismo.

Para concorrer à seleção, a Secretaria Municipal do Turismo preparou um diagnóstico, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, que incluiu a caracterização da Cidade, o contexto nacional, as principais necessidades do destino e os benefícios buscados. “Vamos ter um diagnóstico do nível de maturidade tecnológica de Fortaleza e um plano de ação para acelerar o uso e aplicação de tecnologias entre as empresas turísticas, o que é excelente para aumentar nossa competividade enquanto destino”, explica o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

Seleção

Os dez destinos foram escolhidos com base na qualidade e abrangência das análises apresentadas sobre os desafios atuais de cada destino; a força da equipe designada para acompanhar a assistência técnica; e o detalhamento das ações previstas para a utilização dos produtos resultantes deste apoio técnico.

Com este suporte técnico, será fornecido um quadro metodológico homogêneo e roteiros personalizados para acelerar a incorporação de inovações tecnológicas em um primeiro conjunto de destinos turísticos da ALC. Dessa forma, será gerado um modelo piloto replicável em outros destinos da região.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado