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Os 6 pilares do sucesso da Amazon – Por Edilson Botto

*Coluna por Edilson Botto, 12/06/2022

Se você trabalha em uma empresa que atua no varejo muito provavelmente já deve ter sentindo a incômoda concorrência da Amazon. Dos livros aos aparelhos eletrônicos, de roupas a ração para animais a gigante americana tem ampliado seu catálogo de produtos, o que lhe rendeu o título de “A Loja de Tudo”.

Mas qual o segredo para esta empresa, que nasceu em 1994 em uma modesta sala, ter alcançado um crescimento tão espetacular e hoje valer mais do que todo o PIB do Brasil?

A resposta para essa pergunta é a cultura organizacional da Amazon, que está alicerçada em seis princípios que direcionam todas as suas ações e explicam o seu sucesso.

Esses seis princípios são apresentados pelo consultor, professor e escritor Ram Charan no brilhante livro O Sistema amazon: Descubra o método de gestão que pode trazer resultados extraordinários para você é sua empresa, que resumirei para você amigo leitor e que, espero, inspire a condução dos seus negócios daqui para frente.

Princípio 1: Modelo de negócios obcecado pelo cliente

A maioria das empresas prioriza apenas o resultado financeiro, o que muitas vezes significa exatamente tomar decisões que prejudicam o atendimento ao cliente, na Amazon o customer centricity é uma realidade e mesmo nos casos em que possa ocorrer prejuízo financeiro, o interesse e a satisfação do cliente são os direcionadores das decisões.

Princípio 2: Aumento contínuo do nível de exigência do talento

A Amazon sabe que excelentes profissionais são fundamentais para o sucesso, por isso além de padrões de qualidade específicos para seus colaboradores, existe um programa de acompanhamento e de feedback que garante o desempenho e também a elevação constante do padrão de qualidade.

Princípio 3: Sistema movido por dados e métricas geradas por IA

No atual ambiente de negócios só é possível manter a competitividade com o uso de dados para alicerçar a tomada de decisões. A Amazon usa sistemas que fornecem informações em tempo real, onde tudo é analisado o que aumenta a agilidade e a assertividade das decisões.

Princípio 4: Máquina de invenções inovadoras

Na Amazon a partir da identificação das necessidades dos clientes, existe um ambiente que estimula a criação de ideias, todos podem pensar o novo e se, por acaso, a necessidade do cliente não puder ser atendida com os atuais recursos, a cultura da empresa fomenta o desenvolvimento de novas habilidades que gerem invenções inovadoras.

Princípio 5: Decisões em alta velocidade e de alta qualidade

Contando com um sistema de informações altamente eficiente, com critérios claros para a tomada de decisões e com funcionários talentosos e comprometidos as decisões são ágeis e, normalmente, são tomadas pelo funcionário que está em contato com o cliente, sem necessidade de consultar um superior hierárquico.

Princípio 6: Cultura do eterno dia 1

Este é certamente o princípio mais curioso, visto que, na prática, é a adoção de uma mentalidade que representa a manutenção do pensamento da empresa no seu primeiro dia, quando era apenas uma startup, onde a agilidade, a simplificação a tolerância a riscos eram valorizadas, então apesar de ser uma organização global todos na empresa sabem que precisam manter o espírito de startup, no fundo é o principal elemento que faz da Amazon o que ela é hoje.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

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