Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Moda, Imagem e Estilo: poderosas ferramentas de comunicação – Por Mônica Albuquerque

*Coluna por Mônica Albuquerque – 11/06/2022

São várias as pessoas que enxergam a consultoria de imagem como algo superficial, sem importância. Muitos até nem sabem da existência dessa profissão ou o que faz profissional. Isso porque não compreendem ou desconhecem quais os seus pilares.

Sou formada como Designer de Moda, e foi justamente durante a faculdade que descobri essa profissão e que como designer eu poderia atuar em várias áreas, e uma delas era a consultoria de imagem. Foi a partir daí que comecei a pesquisar sobre o tema e a buscar cursos de capacitação na área.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Gostei tanto que resolvi deixar o meu emprego de carteira assinada para viver de consultoria e confesso que não me arrependo. Eu sempre quis trabalhar por conta própria, ter liberdade de tempo e geográfica, trabalhando de qualquer lugar.

A Importância da Consultoria de Imagem, Moda e Estilo

A formação em moda me trouxe uma visão ampla do verdadeiro papel de um Consultor de Imagem ou Personal Stytlist, mas, quero deixar claro aqui, que para se tornar um Consultor de Imagem não é obrigatório a formação em moda, evidentemente isso poderá ser um diferencial no seu currículo.

Acredito que moda e autoconhecimento caminham de mãos dadas, assim como a nossa imagem e estilo, e todas elas são poderosas ferramentas de comunicação. Cabe a cada um de nós fazer bom uso delas.

Estudos apontam que 55% da primeira impressão que as pessoas têm sobre você é baseada na sua aparência, 38% no seu tom de voz e apenas 7% no conteúdo que é falado. E que nos primeiros 3 segundos somos avaliados nos mais diversos aspectos, tais como: personalidade, comportamento, profissionalismo, educação, etc. Por essa razão, cuide bem da sua imagem e use a moda a seu favor, para transmitir uma mensagem positiva sobre você.

A consultoria de imagem é a ferramenta ideal para quem busca transformar, melhorar ou readequar sua imagem. Dúvidas relacionadas ao seu estilo ou a coordenação das suas peças podem ser resolvidas através do serviço.

A moda é tudo aquilo que é ofertado pelo mercado e que podemos comprar, e tem um papel fundamental na construção da nossa imagem, porém ela não é o mais importante. Já o estilo, é maneira como escolhemos usar diferentes peças (roupas, acessórios e afins), levando em conta nossos gostos e preferências. Porém, nem todos sabem quais os seus estilos, o que vai dificultar na hora de fazer as escolhas do que comprar e levar para casa.

O que aprendi ao longo desses anos como Consultora de Imagem

Aprendi ao longo desses anos, trabalhando como consultora de imagem e estilo, que a consultoria de imagem vai muito além da moda, do vestir, não é só sobre a roupa ou acessório que você escolhe usar no seu dia a dia…

Ela ultrapassa questões ligadas não só aos aspectos estéticos (físicos), mas também envolve aspectos psicológicos (comportamentais), e é aí que percebemos o quanto a consultoria de imagem é grandiosa. Lidamos acima de tudo com pessoas, que tem sentimentos, questionamentos, medos, inseguranças, crenças, e por aí vai.

Já ouvi várias pessoas me falando que essa profissão é só pra quem trabalha com moda, que consultoria de imagem é só para ricos e famosos, e por aí vai… Mas, aprendi que Consultoria de Imagem é para todos! Sim, eu venho mostrando que autoconhecimento é fundamental, tanto através de treinamentos como das consultorias. Mostrando que consultoria de imagem é para todos nós profissionais.

E para construir uma imagem pessoal alinhada aos nossos objetivos, precisamos usar a moda a nosso favor, ter conhecimento de quais são nossos estilos pessoais. Só assim passaremos a nos comunicar de forma mais assertiva, transmitindo ao mundo quem somos e o que queremos.

Lembre-se: Sua imagem comunica muito sobre você, portanto cuide bem dela!

Boa leitura e até a próxima!

 

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado