As relações de gênero e a sucessão nas empresas familiares – Por Aleteia Lopes

Especialista em gestão de empresas familiares

*Coluna por Aletéia Lopes, 06/06/2022

Durante a preparação do processo sucessório nas empresas familiares que acompanhei como consultora de Governança Familiar ao longo dos anos, é nítida a existência de diferença entre os gêneros masculino e feminino. E uma das hipóteses que levanto sobre essa questão é: essa diferença de gênero, acontece principalmente por questões culturais, ligadas ao ranço da monarquia, onde o filho homem e mais velho deve ser o herdeiro do “trono” e, por questões ligadas ao patriarcalismo e ao coronelismo.

Por muitos anos, os filhos homens geralmente já cresciam com uma ideia pré-concebida de que a empresa familiar era o seu principal ou único caminho profissional, enquanto as filhas mulheres acreditavam que “poderiam” ser chamadas a ajudar no negócio, como uma forma de ter um emprego remunerado. Isso quando os fundadores não convidavam os cônjuges de suas filhas para trabalharem na empresa, em detrimento da participação das filhas. Portanto, o processo sucessório por muito tempo, foi centrado na relação de pai e filho homem.

Com o passar dos anos a natureza dos relacionamentos intrafamiliares vem mudando, pois as combinações de gênero estão se ampliando dentro das empresas familiares, o que era antes centrado apenas na relação pai e filho, hoje existe outros tipos de relações: pai e filha, mãe e filho, mãe e filha, pai e filhos, dentre outras.

Uma das principais queixas que ouço das herdeiras mulheres são as dificuldades encontradas para ascender dentro da empresa familiar, onde o principal relato é sobre o preconceito. Elas encontram muitas dificuldades em termo de aceitação do próprio pai e de funcionários sobre sua capacidade profissional, além de não serem chamadas para contribuir no processo decisório. Sua opinião muitas vezes é irrelevante e tratada sem credibilidade perante os irmãos homens.

E uma das frases que já escutei inúmeras vezes pelos fundadores é: “Minha filha me ajuda no negócio, mas meu filho é quem é meu sucessor!”. E quando me aproximo dos herdeiros percebo que muitas vezes a filha é o “pai de saia”, muito preparada, engajada no negócio e com ótima visão empreendedora e as vezes o filho parece despreparado tecnicamente, infeliz por não ter tido coragem de enfrentar o pai e dizer que queria ter outra carreira. Essa situação gera muito sofrimento, pois a filha busca um reconhecimento que o pai não dá porque nem percebe, e o filho busca uma liberdade que também nunca terá pela pressão do pai e por ser refém da retirada financeira que mantém seu alto padrão de vida.

Um outro fato sobre a relação de gênero dentro das empresas familiares, principalmente as mais tradicionais é o distanciamento da herdeira mulher dos negócios familiares, muitas vezes reforçado pelo próprio pai que continua com uma visão superprotetora de que a filha foi “criada para casar e cuidar dos filhos” e que a obrigação do sustento familiar deve vir do marido, por isso é incentivada a fazer um “bom casamento”, e no máximo deve ter uma atividade profissional que não tome muito seu tempo. E como a empresa familiar é tratada pelo fundador conservador com dedicação total de tempo, é impossível essa filha conseguir dar conta do trabalho na visão do pai. Então, nesse tipo de concepção, a herdeira mulher só terá oportunidade em algum cargo diretivo na empresa se houver um infortúnio, como a morte do seu pai fundador.

Portanto, é possível perceber os inúmeros desafios na relação de gênero dentro das empresas familiares, principalmente por falta de Governança e um processo de sucessão planejado, o que causa bastante desconforto, principalmente porque existe em sua grande maioria uma preferência dos fundadores pelos filhos homens, em detrimento das filhas mulheres, onde a relação entre os irmãos acaba se desgastando e causando disputas futuras pela gestão dos negócios.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado