Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Moda autoral na passarela do Dragão Fashion Brasil 2022 – Por Mônica Albuquerque

*Coluna por Mônica Albuquerque – 04/06/2022

Na última semana tive a oportunidade de conferir de perto, alguns dos desfiles que aconteceram no DFB – Dragão Fashion Brasil, um dos maiores eventos de moda autoral do Brasil e que acontece na capital Cearense anualmente.

Todos estávamos ansiosos por conferir o DFB de forma presencial, após 2 anos sem os eventos presenciais, devido a pandemia da Covid-19. A espera finalmente acabou e o Aterro da Praia de Iracema, considerado um dos mais belos cartões postais do Ceará, foi o espaço escolhido para a realização desta edição.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Esse ano o evento contou uma programação de palestras e também com mesa redonda promovida pelo Sebrae, que trouxe como uma das pautas: uma moda brasileira sustentável.

Sobre o objetivo do DFB Festival 2022

Idealizado por Cláudio Silveira, o DFB Festival é realizado através da Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura, com o intuito de fomentar a moda autoral e os negócios locais.

Esse é o único evento do Brasil com foco em moda autoral, que disponibiliza seis editais públicos de participação. Vale ressaltar que, vai muito além da moda, pois temos a oportunidade de conferir ações que envolvem o social, como exposição RES(PEITO), que tive a oportunidade que conferir, além de ser grande incentivador da indústria cearense e instigador de novos talentos.

Desfile Ivanildo Nunes

Tive a oportunidade de conferir o desfile do Estilista Ivanildo Nunes, conhecido pelas suas peças handmade (feito à mão), um trabalho único e autoral, que trouxe para a passarela do DFB Festival, a delicadeza do trabalho das artesãs cearenses, mostrando todo o talento e que une arte e design na construção dos looks.

No início do desfile, o estilista Ivanildo Nunes levou à passarela as artesãs que estavam sentadas na primeira fila, para enaltecer o trabalho feiro à mão por essas mulheres, uma valorização de quem está nos bastidores, foi vista pelo público no último dia 26 de maio.

Os trabalhos manuais já são características do trabalho do estilista, como as peças de richelieu, renda de bilro, tule, renda renascença e organza. Um trabalho totalmente autoral e que já faz parte do DNA do estilista.

Desfile Banana Urbana

A Banana Urbana tem como propósito ser uma empresa sustentável, para isso, trabalha com economia circular, processos menos agressivos ao meio ambiente e com um design atual. Uma marca com essência tropical, uma pegada jovem e idealizada por grandes nomes cearenses: Josenias Júnior, um dos estilistas autodidatas pioneiros no mercado de moda cearense e do Paulo Rabelo, diretor da Benatêxtil – lavanderia de jeans.

A nova coleção ‘Banana da Terra’, trouxe para a passarela do DFB Festival, muita criatividade, frescor e tropicalidade que uniu design único, técnicas de lavagens de jeans diferenciadas, além de bordados e pedrarias, transformando as peças de um jeans casual para peças exclusivas e autorais.

Desfile Kallil Nepomuceno

O estilista Kallil Nepomuceno sempre marca presença todos os anos no DFB e apresentou na passarela a coleção ‘Sob um novo ponto de vista’ no dia 27.05. Desta vez ele propôs criações inovadoras com técnicas de upcycling. Para quem não sabe, o upcycling é uma técnica onde se faz o reaproveitamento ou a reutilização de roupas e materiais que seriam descartados, dando uma nova cara e transformando em novas peças, para que possam ser utilizadas novamente.

O estilista contou em suas redes sociais, que essa foi uma das coleções mais desafiadoras que já criou. Peças arquitetônicas, fluidas, com várias camadas de babados, técnicas de nervuras, plumas e bordados em pedrarias, corsets, além de uma profusão de cores e estampas exclusivas.

Fonte: própria autora

Boa leitura e até a próxima!

 

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado