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Growth Hacking – Como começar a aplicar os testes na minha empresa – Por Marcus Vinícius Saraiva

*Coluna por Marcus Vinícius Saraiva, 02/06/22

Apesar da popularidade e grande visibilidade obtida nos últimos tempos, antes de começar, gostaria de contextualizar a todos a respeito do conceito de Growth Hacking.

Bem, trata-se de uma metodologia que conta com um conjunto de ações de melhoria, que são testadas dentro de uma empresa visando o crescimento da organização.

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As melhores práticas são continuadas, enquanto as que tiveram menor resultado são
descartadas ou melhoradas. É preciso destacar, claro, que essas ações são bastante
criativas e vão além de métodos e canais tradicionais.

Agora que você já está contextualizado, conto com a participação do Gabriel Lopes, Head de Performance da Ipanema Growth & Sales, para te dizer por onde começar a aplicar e validar os testes de growth hacking na sua empresa: O primeiro passo é definir algumas metas, que nessa metodologia levam a nomenclatura de metas SMART.

E não foi descrita assim por acaso: a verdade é que essas metas devem seguir alguns parâmetros para que façam sentido dentro da metodologia de Growth. S.M.A.R.T na verdade é uma abreviação em inglês desses critérios, que traduzidos são:

– S: Especificas
– M: Mensuráveis
– A: Atingíveis
– R: Relevantes
– T: Temporais

Após definir uma ou mais metas smart, que estejam dentro dos critérios acima, é preciso documentar e organizar em algum material de apoio, como uma simples planilha, composta por algumas linhas e colunas no google sheets ou no excel.

Para cada meta você irá listar ações que podem contribuir para sua realização. Não há um número certo de ações como padrão, mas o ideal é que sejam diversificadas, para que se tenha critérios para analisar e definir as que mais funcionaram.

Seguindo esse processo acima, você já pode começar a aplicar os testes. É preciso dizer também que esse processo pode contar com ajuda de diversas ferramentas que vão te auxiliar na mensuração dos resultados, como: Google Analytics, Semrush, Ferramentas de Automação de Marketing, Google Optimize, CRM, ERPs dentre outros.

Agora que você já sabe por onde começar os testes de Growth Hacking, saiba que
esse método possui táticas mais profundas e avançadas, e que no mercado diversas
empresas são aptas a ajudar na aplicação, como é o caso da Ipanema Growth & Sales, que
montará um plano exclusivo e cheio de ideias extraordinárias que farão seu negócio crescer
com base em testes e análise de dados. Se desejar agendar uma consultoria clique aqui

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

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