Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Fit cultural: o que é e como deve ser feito! – Por Lise Aguiar

*Coluna por Lise Aguiar, 27/05/2022

Para ter assertividade nos processos de seleção, na redução do turnover e na retenção dos talentos da sua empresa, várias estratégias precisam ser utilizadas, dentre elas o Fit Cultural.

Mas o que é Fit Cultural? São as metodologias de avaliação utilizadas que tem por objetivo mapear se os interesses, valores, talentos e tipos de personalidade dos candidatos estão aderentes à Cultura Organizacional. Isto é, através do fit cultural estamos ressaltando sobre o alinhamento entre os valores de uma pessoa com aqueles inseridos na empresa.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Quando as empresas trazem essa preocupação com o conceito desde o momento da contratação de candidatos, terá maior assertividade para ter internamente, pessoas e talentos que serão capazes de reforçar valores e comportamentos considerados fundamentais para o sucesso do negócio.

Importância do fit cultural no processo de seleção

É comum ouvirmos gestores dizer que querem em sua equipe “gente como a gente”. Cada organização tem sua cultura que é definida por valores e propósitos. Por isso, ao abrir uma vaga é necessário avaliar as habilidades técnicas e tão importante quanto, é checar a aderência do candidato com a empresa. Isto forma o “match” perfeito!

A cultura organizacional é composta por um conjunto de valores éticos e morais, propósitos, missão, visão, hábitos, estilos, padrões, linguagem e políticas externas e internas formando um código de conduta. E como identificar essa cultura? Através de mapeamento do perfil de colaboradores, análise de comportamentos e padrões de trabalho, o próprio diagnóstico organizacional, visando identificar valores e propósitos, além da identificação dos modelos de lideranças e estrutura de organograma que influenciam os estilos de cultura organizacional.

Outros hábitos que influenciam são as políticas internas, como o ambiente de trabalho, ações de endomarketing, a flexibilidade de horário e o dress code, por exemplo.

Para os processos de seleção, recomenda-se a aplicação de instrumentos que visam conhecer melhor o perfil dos candidatos e verificar essa aderência à cultura.

Um dos instrumentos bastantes utilizados para este fim – porém, não apenas este – é o Inventário Comportamental DISC que já mencionamos por aqui anteriormente. Além disso, a realização de entrevistas bem estruturadas ajuda a entender melhor os valores e motivações dos candidatos assim como, perguntas situacionais onde este precisará evidenciar a situação, a ação e o resultado, permitindo uma melhor análise da sai resposta qualitativa, e o melhor conhecimento sobre suas atitudes.

Outras formas de prospectar candidatos com maior fit cultural é estruturar o site da empresa evidenciando seus valores e propósito gerando maior engajamento com a marca e tornando-a mais requisitada e desejada por bons talentos.

Estas são algumas formas para analisar o fit cultural de um candidato, mas não significa que você precisa utilizar todas constantemente. O processo de seleção deve evoluir e ser aprimorado conforme as necessidades de cada vaga ou demanda de áreas. O importante é que o processo seja positivo do início ao fim e que o aprendizado a cada entrevista proporcione o direcionamento do que é mais eficaz.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado