Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Moda e seus diversos papeis na sociedade – Por Mônica Albuquerque

*Coluna por Mônica Albuquerque – 21/05/2022

A moda exerce um papel importante não só para a sociedade, mas também para a economia e para os indivíduos em geral. Falar desse tema, aparentemente parece algo simples, corriqueiro, comum, haja vista que, a maioria das pessoas dizem que ‘amam moda’. Porém, o referido tema exige muita reflexão e estudo, devido a sua abrangência.

Vamos refletir, antes de se apresentar em um determinado ambiente, ou até mesmo, falar qualquer coisa para alguém, você passa a ser julgado não apenas pelo que diz ou fala, mas sua aparência também diz muito sobre você, sobre quem se é, ou o que deseja ser. Isso quer dizer que, tudo o que compõe a nossa aparência, tudo aquilo que vestimos, sejam roupas, calçados ou acessórios, falam muito sobre nós.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Há quem julgue a moda como um setor de frivolidades, futilidades. Mas, não é bem assim. Frívolo quer dizer, algo sem importância, algo superficial. Concordo em parte com essas pessoas, porém nem tudo na moda é inútil ou passageiro. Acontece que muita gente ainda não acordou e nem percebeu a dimensão desse setor, sua verdadeira abrangência.

O lado negro da moda

Assim como a maioria dos outros setores globais, o setor de moda, não só no brasil, mas também no mundo inteiro, possui o seu lado ‘sombrio’.

São muitos os trabalhadores que se sujeitam às condições precárias na indústria da moda, salários inapropriados, uma verdadeira exploração, além, é claro, dos danos ambientais, que geram sérios problemas para o setor.

Vale ressaltar, que nos dias de hoje, esse é um dos maiores problemas enfrentados pelo setor. Mas, não podemos deixar de levar em consideração, toda a criatividade que permeia a cadeia da moda, bem como, seu grande potencial de inovação e pesquisa.

A moda importa sim!

Mesmo com todas as frivolidades que a moda carrega ao longo desses anos, ela exerce um papel fundamental na sociedade, tem o poder de propagar algo com muita agilidade.

A moda está interligada à vários outros setores, seja economia, a ciência, tecnologia, dentre outros, contribuindo para criar uma nova realidade para o consumidor cada vez mais exigente, através de pesquisas em inovação e adoção de novas formas de produção, para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis ou ecologicamente corretos.

Evidentemente, há um longo caminho a ser percorrido, mas é possível criar um novo futuro, que traga uma influência positiva para as próximas gerações, inclusive para o meio ambiente e a nossa saúde.

Modelo feminino com roupas e sapatos feitos de lixo

Fonte: < https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-usando-plastico-na-parede-branca-modelo-feminino-com-roupas-e-sapatos-feitos-de-lixo-moda-estilo-reciclagem-conceito-ecologico-e-ambiental-muita-poluicao-estamos-comendo-e-levando_15215961.htm#query=moda%20e%20polui%C3%A7%C3%A3o&position=28&from_view=search>.

O vestuário é vital para todos nós, não só pra atender as nossas necessidades mais básicas, como nos proteger e nos cobrir. A moda tem um papel fundamental que vai além da roupa, impacta não só na nossa imagem, bem como no nosso bem-estar e saúde.

Os tecidos tecnológicos, são um grande exemplo disso. Atualmente, temos estudos e pesquisas, através dos quais foram desenvolvidos tecidos inteligentes, capazes de monitorar a temperatura do próprio corpo, por exemplo.

A criatividade do setor de moda e todas as suas técnicas aprimoradas, podem trabalhar juntas em prol de um setor mais desenvolvido e menos poluente.

Boa leitura e até a próxima!

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado