Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Você conhece o seu talento? – Por Lise Aguiar

*Coluna por Lise Aguiar, 20/05/2022

Todo processo de desenvolvimento começa necessariamente por um processo de autoconhecimento. Como estratégia para essa jornada, muitos profissionais utilizam ferramentas de mapeamento de traços comportamentais visando o conhecimento das características para proporcionar o desenvolvimento de talentos, melhorar seu desempenho e consequentemente, sua vida.Para facilitar esse momento, existem no mercado diversos tipos de assessments disponíveis que avaliam desde suas características de personalidade, inteligência emocional, maturidade, dentre outras.

Metodologia DISC

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

William Moulton Marston nasceu nos Estados Unidos e psicólogo (PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard), escritor de quadrinhos e é conhecido por ser o criador do detector de mentiras e da personagem Mulher Maravilha, mas sua contribuição para a humanidade vai muito além disso.

Em seus estudos sobre o comportamento dos indivíduos descobriu que o perfil comportamental de cada pessoa é formado pela combinação de quatro fatores: Dominância (D), Influência (I), eStabilidade (S) e Conformidade (C). A teoria desenvolvida em 1928 para explicar as respostas emocionais das pessoas, tornou-se uma das metodologias mais utilizadas por empresas no mundo todo (o DISC), sendo utilizada para mapear o perfil de pessoas tanto para o autoconhecimento e consequentemente, desenvolvimento, como para facilitar a área de gestão de pessoas possibilitando colocar as pessoas certas nos lugares certos.

Utilizada para esses fins, a metodologia DISC permite detectar as características comportamentais das pessoas, como motivações, talentos, características complementares, formas de gerenciar e de se comunicar, favorecendo um profundo autoconhecimento e gerando maiores chances de sucesso profissional, por permitir que os indivíduos realizem atividades alinhadas ao seu perfil, tornando-se mais realizados e felizes.

Vale ressaltar que não existe perfil certo ou errado, melhor ou pior. Todos nós possuímos os quatro fatores além da capacidade de adaptação ao ambiente em que estamos inseridos. Precisamos estar atentos para o fato dessa adaptação não exigir um esforço além da nossa capacidade e se tornar um fator de estresse ou desmotivação.

Conhecendo os fatores DISC

Como falamos anteriormente, todas as pessoas têm características dos quatro perfis DISC. Porém, tendem a agir predominantemente conforme um deles, de acordo com seus talentos e a amplitude do seu perfil.

1) Dominância: Adora desafios e agir com dinamismo na tomada de decisão, tem comportamento mais ativo diante das situações demonstrando postura mais pragmática na busca por resultados mais satisfatórios, sendo competitivos. Sua comunicação é prática e objetiva e agir da mesma forma com eles, é uma maneira eficaz de abordagem.

2) Influência: Possui facilidade para ser comunicativo, confiante, intuitivo, otimista, e convincente e suas principais habilidades consistem em influenciar e motivar pessoas. Não gosta da falta de liberdade, ambientes conflituosos, rotinas rígidas, regras e isolamento social e seu foco é ter o máximo de prazer em tudo que faz.

3) Estabilidade: Ótima capacidade de escuta, de ser empático e busca segurança e estabilidade. Consegue lidar com as próprias emoções e com as mudanças de cenário, mantendo-se estável e constante em relação às adversidades.

4) Conformidade: Busca precisão e embasamento em tudo que faz, gosta de analisar e pesquisar com foco na qualidade, tende a agir de maneira exata, seguindo as regras do ambiente.

E ai? Conseguiu se identificar com algum dos perfis? Esse é um caminho sem volta! Depois que entendemos como funcionamos, com certeza passamos a usufruir melhor dos nossos talentos e e reduzimos as interferências das nossas fragilidades.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado