hubkn é uma das primeiras sales techs brasileiras a se destacar no MartechMap

Almir Neves e Adriana Walter, fundadores da startup hubkn. (Foto: Divulgação)

Há 11 anos o site ChiefMartec, dos Estados Unidos, criou o MartechMap com o objetivo de fazer um levantamento das startups de marketing e vendas ao redor do mundo. O primeiro levantamento em 2011 apontou 150 empresas do setor. O mapa de 2022 apontou 9.932 empresas.

A hubkn, empresa que contribui para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas com informações colhidas pela Inteligência Artificial Jordan, apareceu pela primeira vez agora esse ano e também em mapas nacionais em 2020, sendo uma das primeiras sales techs brasileiras a se destacar nesse levantamento.

Segundo Almir Neves, CEO e um dos fundadores da hubkn, um dos maiores desafios quando se começa uma empresa é fazer o mercado descobrir que ela existe. “ Estamos falando de um ambiente no qual muitas startups nascem e morrem cada vez mais rápido”, desabafa.

Em uma reportagem que contou com a participação de Scott Brinker, editor do site ChiefMartec e vice-presidente da HubSpot, ele afirma que a escala maciça e a rápida taxa de mudança da indústria de martech e a riqueza de soluções dentro dela não eram mais bem servidas por um gráfico estático uma vez por ano. Por conta disso, foi lançado um novo site interativo em martechmap.com, de uso gratuito, que permite pesquisar, classificar e filtrar toda a paisagem, seja por palavra-chave ou pelo país da sede de um fornecedor, bem como reorganizar a exibição, aumentar o zoom e até criar seu próprio PDF.

Foram quase mil saídas do mapa nos últimos dois anos, representando aquisições ou outras transformações de negócios, ou simplesmente fracassos. Muitas aquisições foram significativas, com quase 40 negócios de mais de US$ 100 milhões no ano passado.

É importante ressaltar que o termo martech já era usado pelo mercado para designar a Tecnologia de Marketing. Ou seja, passou a ser muito comum entre os profissionais de marketing de software e desenvolvedores de ferramentas de tecnologia usados para planejar, executar e medir campanhas de marketing. Naturalmente, a terminologia acabou sendo adotada para classificar também as startups que unem estratégias de comunicação e marketing a inovações tecnológicas, incluindo nesse ecossistema, por exemplo, as salestech.

Cabe destacar também, segundo Adriana Walter, especialista em Marketing e Comunidades e sócia-fundadora da hubknNeves, que é possível imaginar uma empresa de tecnologia (de marketing ou não) como uma operação com equipe completa vendendo uma variedade de produtos. ”Outra descrição válida pode ser duas pessoas com um notebook, uma conexão com a internet e uma ideia. E porque não? Mas isso nos faz pensar o quanto da cauda reconhecidamente longa do espaço martech é composta por esse tipo de empresa”, destaca.

Ainda na opinião de Neves, o fato de a hubkn inc estar no mapa significa que o trabalho que está sendo feito junto aos times de vendas e as principais ferramentas de CRM do mercado começa a conquistar seu ainda pequeno espaço no mercado. “ Não somente no cenário nacional, mas agora no global de startups de tecnologia para vendas e marketing”, finaliza.

Conheça

Almir Neves é fundador da hubkn, empreendedor serial e nos últimos sete anos criou e participou do crescimento de cinco startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização em Finanças pela FAE.

Adriana Walter é apaixonada por empreendedorismo, especialista em Marketing e Comunidades e sócia-fundadora da hubkn startup que vem contribuindo para acelerar as operações de vendas por meio de Inteligência Artificial.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado