Pesquisar
Close this search box.

Quais as principais sfot skills para o sucesso da liderança?– Por Lise Aguiar

*Coluna por Lise Aguiar, 13/05/2022

Desenvolver pessoas é um dos grandes desafios das lideranças e sabemos, por isso, que muitos gestores demonstram grandes habilidades técnicas e específicas em suas áreas de conhecimento (hard skills), porém, é através das soft skills que o seu modelo de gestão e a sua liderança serão realmente validados por sua equipe de trabalho.

O impacto da liderança na motivação das pessoas

 A motivação impacta diretamente na produtividade, no clima organizacional e principalmente no turn over das organizações, podendo ser uma das causas mais citadas nas entrevistas de desligamento.

Desta forma, os líderes são os responsáveis diretos por criar um bom engajamento e boas experiências para os liderados, procurando entender suas necessidades e agindo além da gestão propriamente dita, tendo em vista serem o contato mais direto entre a organização e a equipe, influenciando diretamente o clima organizacional e o fortalecimento da cultura.

As soft skills mais importantes para a liderança 

 Liderar com humanidade e pelo exemplo 

O comportamento do líder deve ser coerente entre discurso e a prática e servir de modelo para os profissionais que lidam diretamente com ele. Agir com ética, integridade, demonstrar justiça e imparcialidade em suas ações, agir em coerência aos valores da organização são diretrizes esperadas pelo modelo de gestão.

  • Desenvolver um time de alta performance 

Quando se fala no desempenho da equipe, o líder tem um papel fundamental através de feedbacks claros e justos, delegação de tarefas de acordo com o potencial de cada membro da equipe e/ou que proporcionem aprendizado, com foco no desenvolvimento constante da equipe e consequentemente na melhoria da performance dos membros.

  • Alinhar estratégia, ação e autorresponsabilidade

É de extrema importância a liderança favorecer a conexão entre o direcionamento das pessoas aos objetivos estratégicos da organização especialmente na dedicação de entregas que resultam o sucesso organizacional. Para isso, dar autonomia, independência, promover a autorresponsabilidade, aumentam o potencial dos profissionais ao executarem sobre suas tarefas.

 Construir relacionamentos & comunicação clara

A comunicação assertiva é competência essencial para liderança. Ser claro, objetivo ao transmitir a delegação de tarefas e orientações, assim como estar aberto a ouvir as necessidades de sua equipe, são pilares para a construção de uma experiência positiva, impactando positivamente na construção de engajamento e experiências positivas para os colaboradores.

  • Orientar para resultados & tirar da zona de conforto 

Mobilizar as pessoas em prol da melhoria contínua, além de propor desafios para aprimorar atividades que sempre foram desenvolvidas do mesmo jeito é uma alternativa para promover a inovação e criatividade, além de fazer o time sair da zona de conforto. A mudança é a condição para alcançar melhores alternativas de otimização de produtividade, revisão de processos e redução de custos.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado