Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Preço dos Imóveis registrou a maior alta em 18 anos no mundo, diz relatório global

(Foto: Max Vakhtbovych/Pexels)

O último trimestre de 2021 marcou o maior aumento em 18 anos nos preços de imóveis acompanhados em 150 cidades pela consultoria Knight Frank, especializada no ramo imobiliário e com mais de 500 escritórios pelo mundo.

De acordo com o último relatório do índice Global Residential Cities, com periodicidade trimestral, o valor médio dos imóveis vendidos nos locais pesquisados cresceu 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, o maior percentual desde o quarto trimestre de 2004. 

Conforme publicou a BBC News, Entre as 150 cidades que compõem a amostra, 140 registraram alta nos preços, contra 122 no ano de 2020. 

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Istambul, na Turquia, no topo da lista, registrou aumento expressivo de 63% no valor dos imóveis. O país está mergulhada em uma crise econômica marcada pela maior alta da inflação em duas décadas. Em 2021, o índice oficial de preços subiu 36,1%, e segue acelerando. Em abril deste ano, a alta acumulada em 12 meses chegou perto de 70%.

Nos Estados Unidos, a cidade com maior salto nos preços foi Phoenix (32,5%), que ocupa o 5º lugar do ranking, seguida por Miami (27,4%, 8ª posição), Dallas (26%, 9ª posição) e San Diego (25,4%, 10ª posição).

São Paulo e Rio de Janeiro, as cidades brasileiras que compõem o índice, estão na parte final da lista, na 121ª e 129ª posições, respectivamente, com altas de 4,4% e 2,2% nos preços.

Segundo imóvel

Parte do aumento dos preços observado no fim do ano passado também se deve a uma espécie de renascimento das cidades observado após quase dois anos de pandemia.

Após os primeiros lockdowns, nos países mais ricos muitas pessoas chegaram a deixar os grandes centros urbanos e, com a mobilidade proporcionada pelo home office, se mudaram para cidades menores ou mesmo para áreas rurais. 

Chegou-se a questionar na época qual seria o futuro das cidades – se elas veriam, por exemplo, um êxodo significativo de seus habitantes. No continente asiático, em locais como China, Hong Kong e Cingapura, a maioria das pessoas se manteve nas grandes cidades. Já em Londres, pessoas que compraram um segundo imóvel no interior e hoje com o trabalho híbrido, passaram a usá-lo como home office uma parte da semana.

2022

Os aumentos de juros que vêm sendo observados em boa parte dos países para tentar controlar a inflação deve ajudar a desacelerar os aumentos de preços. 

Por depender de financiamentos de médio e longo prazo, o mercado imobiliário é, de forma geral, bastante sensível às oscilações das taxas de juros. À medida que os financiamentos ficam mais caros, a demanda tende a cair – e, em alguns casos, esse movimento pode levar os preços a estabilizarem ou mesmo reduzirem. 

Em um longo relatório sobre o mercado imobiliário divulgado no último mês de abril, a consultoria britânica Capital Economics destacou que o indicador da OCDE que relaciona o preço dos imóveis em proporção da renda domiciliar – o que, na prática, revela o quão acessíveis ou não os preços são às famílias – atingiu o maior patamar pelo menos desde o ano 2000, acima inclusive do último pico, de 2007, às vésperas da crise financeira global.

No texto, os economistas tem destacado que é bastante improvável que a nova onda de aumento de juros desencadeie uma crise financeira global nos moldes daquela de 2008. 

O aumento dos preços observado na última década e mais recentemente, os consultores argumentam, não ter sido acompanhado por um excesso de concessão de crédito, que foi um dos fatores que catalisou a crise no mercado imobiliário americano naquela época.

A informação é da BBC News

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado