Queda na Produtividade da Indústria no Brasil em 2021

Foto: Алекке Блажин/Pexels

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou um estudo detalhando a situação da produtividade industrial em 2021. Este ano marcou um recuo de 4,6% na produtividade do setor, representando o patamar mais baixo desde o início da série em 2000. Esse declínio segue o movimento de queda observado no ano anterior, indicando um período desafiador para a indústria brasileira.

Fatores para a Queda

De acordo com o relatório, o ano de 2021 viu um aumento de 4,3% no volume da produtividade industrial, mas um crescimento mais expressivo de 9,3% nas horas trabalhadas. Esse desequilíbrio resultou em uma produtividade reduzida. Samantha Cunha, gerente de política industrial da CNI, atribui a desaceleração principalmente aos efeitos da segunda onda de Covid-19 e às dificuldades na retomada dos investimentos e da produção. Problemas como gargalos logísticos, falta e alto custo de insumos e matérias-primas também foram fatores relevantes.

Mudanças no Mercado de Trabalho

Outro aspecto destacado no estudo é a mudança na composição do mercado de trabalho. O setor informal apresentou maior crescimento em comparação ao setor formal, implicando um avanço em ocupações de menor escolaridade e produtividade. Essa tendência também contribuiu para a redução geral da eficiência industrial.

Perspectivas Futuras

A curto prazo, a perspectiva é de um crescimento moderado, semelhante aos níveis anteriores à crise sanitária. Nos anos de 2018 e 2019, a produtividade na indústria ficou abaixo de 1%. No entanto, a longo prazo, há potencial para um aumento sustentado da produtividade. Isso dependerá de investimentos em inovação e no aproveitamento de oportunidades relacionadas às tecnologias da Indústria 4.0 e ao desenvolvimento do 5G.

Comparação com Anos Anteriores

Interessante notar que a maior queda anual registrada antes de 2021 foi em 2008, com um declínio de 2,2%, influenciado pela crise financeira global. A situação atual, portanto, reflete um desafio significativo para a indústria, exigindo atenção e estratégias adequadas para superar esses obstáculos.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado