Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Conselho de Família e as principais ações para perpetuar a governança

Conselho de Família e as principais ações para perpetuar a governança
(Foto: Fauxels/Pexels)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que 90% das empresas brasileiras tem perfil familiar. Elas representam 65% do PIB brasileiro e empregam 75% dos trabalhadores brasileiros. Essas informações indicam a importância das empresas familiares para a sociedade brasileira e nos motivam a disseminar conteúdo, conhecimento e experiências que contribuem para alcançar a longevidade destas empresas familiares.

A adoção de sistemas de governança (familiar e corporativa) vêm se mostrando eficazes na busca da longevidade das empresas familiares. John Davis e seus colegas da Universidade de Harvard descrevem as empresas familiares usando um modelo com três subsistemas independentes, contudo superpostos: a Família, a Propriedade e a Empresa. Uma família empresária organizada e harmônica contribuirá para a clareza dos diferentes papéis destes círculos e influirá positivamente no sucesso do empreendimento.

– O Conselho de Família é um órgão que promove a transparência para a família empresária –

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O Conselho de Família é um órgão com características para contribuir de forma determinante para a manutenção da comunicação e harmonia dentro da família e assim desempenhar um importante papel para alcançar a união da família e a longevidade de seu negócio.

Na sua pesquisa “Governança em Empresas Familiares: Evidências Brasileiras”, o IBGC registra que as empresas pesquisadas mencionam que as principais atividades desempenhadas pelo Conselho de Família são:

  • Discutir e definir diretrizes, planos e políticas familiares;
  • Elaborar e atualizar o protocolo ou constituição familiar;
  • Mediar conflitos;
  • Contribuir para o planejamento da carreira dos membros da família dentro ou fora da empresa familiar;
  • Organizar, preservar e divulgar a memória e o legado da família.

O Conselho de Família pode ser o protagonista no processo de construção do protocolo familiar ou de sua revisão. Lembrando que o protocolo familiar, também conhecido por “constituição da família”, é um acordo firmado por todos os membros da família empresária, contendo os princípios, valores, deveres e direitos dos membros da família, no relacionamento entre os membros da família e entre estes e a empresa.

Para a criação do Conselho de Família vale a regra, quanto antes melhor. Naturalmente, numa empresa jovem, o Conselho de Família terá uma estrutura pequena e simples, mas conforme a família for crescendo, se desenvolverá e assumirá um papel cada vez mais relevante na comunicação entre os membros da família, contribuindo para um ambiente transparente que gerará confiança e entendimento sobre as decisões tomadas e o desenvolvimento e resultado dos negócios.

O Conselho de Família tem um importante papel na preparação das novas gerações e esta contribuição terá efeitos positivos no planejamento das sucessões nos 3 círculos (família, propriedade e gestão) da família empresária. Deste trabalho de preparação sairão futuros sócios e administradores preparados e legitimados pela família empresária.

A longevidade das empresas familiares depende, acima de tudo, de relações familiares equilibradas. O futuro da família empresária dependerá de cada herdeiro conseguir ser protagonista de sua vida, seja na empresa da família ou fora dela. O Conselho de Família é um ótimo fórum para dar apoio na estruturação e na execução dos processos de desenvolvimento e planejamento da família empresária.

Autores: Carlos Rocha Velloso, Andriei Beber, Bruno Basso, Carl Heinz Müller, Léia Wessling, Paulo Viana, membros do Comitê Coordenador do Capítulo Santa Catarina, do IBGC.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado