Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Cofecon alerta que solicitação de Certificado de Viabilidade Econômica (CVE) é golpe

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) alerta para tentativas de golpe com o oferecimento de serviços de emissão de Certificado de Viabilidade Econômica (CVE) junto aos Conselhos Regionais de Economia (Corecons), mediante o pagamento de taxa de até R$ 900 para liberação de empréstimos.

Entenda

A prática consiste no oferecimento de empréstimos financeiros condicionados à apresentação do CVE, documento que não existe nas Normas do Sistema Cofecon/Corecons. Nesse sentido, a autarquia esclarece que o economista é o profissional habilitado para realizar Estudo de Viabilidade Econômica (EVE), mediante a emissão do competente laudo, sem qualquer tipo de chancela ou utilização da logomarca dos Corecons em tal documento.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
Foto: Divulgação

O esquema fraudulento, em sua nova versão, inclui a apresentação de carteira profissional falsificada. O Sistema Cofecon/Corecons diz que trabalha na implantação de nova carteira de identidade profissional como documento de comprovação do registro profissional. Em caso de dúvida sobre o registro de economistas, a recomendação é o contato direto com o Conselho Regional do Estado, órgão fiscalizador e responsável pela proteção da sociedade em temas relacionados ao exercício legal da profissão.

Fiscalização

O Cofecon, dentro de suas atribuições, tem trabalhado para advertir a sociedade, dando ampla publicidade e fiscalizando as denúncias de tentativas de golpe envolvendo o CVE. A instituição também tem desenvolvido ações conjuntas com os Conselhos Regionais para que o alerta seja recebido em todos os Estados. Além disso, o Cofecon oficiou a Polícia Federal e o Ministério Público.

Segundo a autarquia, é importante que todos estejam atentos às propostas recebidas por SMS, WhatsApp, e-mail, redes sociais e chamadas de voz. Não forneça dados pessoais (como nome completo, CPF, identidade, endereço) em resposta às propagandas.

Serviço

Em caso de dúvida, entre em contato com o Corecon de seu Estado ou com o Conselho Federal de Economia pelo e-mail [email protected].

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado