Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Ceará terá programa de TV protagonizado por cegos

Programa Ponto Cego

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem deficiência visual severa, sedo que 506 mil possuem perda total da visão e 6 milhões têm grande dificuldade para enxergar.

De olho nos nas dificuldades comuns para pessoas que possuem deficiência visual, a TV Assembleia do Ceará estreia neste domingo, 1º de maio, a partir das 7h45 da manhã, o inovador programa “Ponto Cego”, que será apresentado por pessoas cegas e pautado em assuntos como direitos, acessibilidade, educação, exclusão e outros. A veiculação será quinzenal e contará com reprises na programação da emissora.

O Professor Paulo Roberto Cândido, que possui baixa visão diagnosticada na década de 80, é um dos idealizadores do programa e destaca que a ideia surgiu com a visita de jornalistas da TV Assembleia à Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos (Alasac).

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

“Criamos um conselho editorial e escolhemos o nome ‘Ponto Cego’ para simbolizar que muitas coisas não são vistas nem pela sociedade nem pelos governantes e que precisam de maior visibilidade e maior compreensão. Tem como principal objetivo mostrar o protagonismo da pessoa com deficiência visual na realização da plena cidadania através da formação educacional, da atividade cultural. Iremos apresentar música, teatro, vida prática do dia a dia, tudo relacionado ao que as pessoas cegas andam fazendo”, acrescenta.

A programação foi elogiada em plenário pelos deputados do estado e já há duas propostas para a causa das pessoas com deficiência visual, como a criação do Núcleo de Apoio ao Deficiente Visual, assim como abrir parceria com o Governo do Ceará para muitos projetos que tragam as pessoa com deficiência visual para a inclusão verdadeira e essencial

Para o professor Paulo, que é formado em engenharia elétrica e possui largo currículo, o programa é uma grande oportunidade para engajar a população a conhecer os desafios das pessoas com deficiência visual e destacar que o trabalho efetivo mostra toda a força e plenitude de qualquer cidadão a partir do conhecimento. “O poder de uma caneta pode significar a autonomia de uma bengala”, frisa.

SERVIÇO

O Programa “Ponto Cego” – TV Assembleia Ceará produzido por deficientes visuais que irá ao ar dia 01/05 às 7:45 (NET/ Claro canal 11, Multiplay canal 30 e Brisanet canal 148).

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado