BTG: André Esteves está de volta ao jogo e sabe jogar como poucos

Foto: Divulgação/ BTG Pactual digital

A reunião dos acionistas do BTG Pactual aprovou nesta sexta-feira (29) a indicação de André Esteves para assumir o posto de presidente do conselho de administração da instituição.

Em dezembro, o banqueiro recebeu o aval regulatório do Banco Central (BC) para voltar ao grupo de acionistas controladores da instituição. Ele havia deixado o posto de presidente-executivo após ter sido preso em 2015 por suspeita de corrupção no âmbito da operação Lava Jato. Caso esse já superado. Esteves foi inocentado em todas instâncias judiciais.

O banqueiro havia retornado ao banco em 2016 assumindo uma função chamada de “não executiva” e mais institucional. Durante esses anos ele participava de reuniões com clientes especiais e autoridades, principalmente da área econômica do Governo Federal. Inclusive, em recente reunião “fechada” com clientes e parceiros do banco, Esteves foi gravado relatando que era sempre consultado por ministros do STF em algumas situações de processos que envolviam possíveis impactos econômicos. Entre eles, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e outras autoridades.

Mesmo ainda jovem, André Esteves já havia se firmado como um dos maiores banqueiros brasileiros da atual geração. De origem simples, conquistou seu espaço com capacidade. Como ele, poucos sabem jogar tão bem no mercado financeiro.

Antes do BTG, Esteves iniciou sua carreira profissional no banco Pactual. Ingressou na instituição no final da década de 1980, como analista de sistemas, aos 21 anos, quando estava na faculdade.

Estima-se que o banqueiro detenha algo em torno de 40% das ações ordinárias e 29% do capital total da holding que controla o BTG.

Desde 2011, Esteves figura no ranking de bilionários, elaborado pela Revista Forbes. Sua fortuna é estimada em US$ 8 bilhões (R$ 39.7 bilhões)

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado