Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Alimentos ficam 15% mais caros no Brasil em um ano, segundo o IBGE

Foto: Divulgação

De acordo com a prévia da inflação de abril (IPCA-15), divulgada pelo IBGE nessa quarta-feira (27), os alimentos tiveram alta de 15,38%. A maior alta foi registrada entre os tubérculos e raízes, que acumularam 68% de alta nos últimos doze meses. Individualmente, cenoura e tomate dispararam e tiveram aumento de 195% e 117,48%, respectivamente, no acumulado de um ano. As chuvas e a transição de safra são apontadas como motivos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em levantamento feito pela CNN Brasil, com base no IPCA-15, também mostra que a segunda maior alta entre os alimentos foi registrada no grupo das hortaliças e verduras, de 35,76%. O repolho, por exemplo, está quase 60% mais caro do que há um ano, enquanto a alface subiu 46,22%.

Outros itens importantes para a mesa brasileira, como o macarrão e a farinha de trigo, também tiveram altas no período de 12 meses. Os produtos acumularam uma inflação de 15,03% e 19,82%, respectivamente. E o óleo de soja registrou um aumento de cerca de 30% no período.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Mesmo o fubá, um dos alimentos mais baratos no mercado, sofreu o efeito da inflação, com alta de quase 29%. O açúcar também pesou no bolso – 37,66% no caso do refinado e 36,33% para o cristal.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado