Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Governo do Ceará apresenta diferenciais de energias renováveis no Intersolar Summit Brasil Nordeste

A imagem mostra um parque de energia eólica.
(Foto: Enrique/Pexels)

O Governo do Ceará vem recebendo bons investimentos para desenvolvimento de negócios para a geração de energias renováveis nos últimos anos. No ranking nacional, atualmente, os cearenses estão entre os 10 estados com maior potência instalada do país, com 361,5 MW. Com o objetivo de compartilhar as oportunidades e viabilizar a atração de novos negócios no setor, o Governo cearense participa, nos dias 27 e 28 de abril, no Centro de Eventos, em Fortaleza (CE), do Intersolar Summit Brasil Nordeste, um dos maiores eventos do setor.

Parceria

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), a Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece) e o Complexo do Pecém (CIPP S.A), através de uma joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará e o Porto de Roterdã, irão apresentar o cenário local do setor e as políticas públicas de fomento a cadeia produtiva que vêm sendo desenvolvidas.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Cenário local

A Geração Centralizada no Ceará possui 21 parques fotovoltaicos em operação em nove municípios. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sedet, cerca de 2 mil empregos diretos são gerados durante a implantação da infraestrutura dos parques. Ao todo, 74 projetos estão em andamento no Estado e reúnem um investimento de cerca de R$ 15 bilhões.

Já a Geração Distribuída está presente em todos os 184 municípios cearenses e encontra-se em pleno crescimento nos últimos anos, registrando mais de 30 mil unidades geradoras, 30 mil unidades consumidoras e 361,5 MW em potência instalada. Nos últimos três anos, a modalidade dobrou a sua produção, passando de 172,06 MW para 361,5 MW.

Cenário Global

Em um cenário global no qual a demanda por matrizes elétricas originadas de fontes renováveis só aumenta, o Ceará vem desenvolvendo iniciativas que visam colocar o Estado entre os principais atores globais na produção, exportação e distribuição do combustível do futuro. A principal delas é o hub de Hidrogênio Verde (H2V) do Complexo do Pecém, que tem como objetivo utilizar a infraestrutura local, incluindo as vantagens competitivas da Zona de Processamento e de Exportação (ZPE) do Ceará, para produzir esse combustível que é obtido a partir de fontes renováveis, como a energia solar fotovoltaica.

Infraestrutura estadual

O Complexo do Pecém é formado por três grandes frentes: Área Industrial, que possui algumas das principais unidades fabris do Nordeste brasileiro; Porto do Pecém, um terminal offshore de classe mundial, que em 2022 movimentou mais de 22 milhões de toneladas; e a ZPE Ceará, a primeira Zona de Processamento e Exportação a operar no País, que conta com a primeira siderúrgica integrada do Nordeste e uma nova área de mais de 1.900 hectares para receber novos investimentos.

Em 2021, o equipamento registrou um aumento de 26,7% na movimentação de contêineres carregados com inversores, módulos e placas solares.

Além da estrutura disponibilizada pelo Complexo do Pecém, o Ceará ainda possui localização estratégica e um potencial natural com sol e vento em abundância. Somam-se a isso algumas iniciativas públicas desenvolvidas nos últimos anos, como: o Programa de Incentivos da Cadeia Produtiva Geradora de Energias Renováveis (PIER); os HUBs (aéreo, portuário, tecnológico e de hidrogênio verde); a Zona de Processamento de Exportação do Ceará; entre outros.

Programação

PAINÉIS 

Dia 27

15h – Ceará, atração de investimentos em energias renováveis e hidrogênio verde
Sérgio Araújo de Sousa (Coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturantes da SEDET)

Dia 28

11h – Adece em geração híbrida e Hidrogênio Verde
Expedito Parente Jr. (Diretor de Infraestutura da Adece)

11h30 – Novas oportunidades de negócios no Hub de Hidrogênio Verde do Ceará
Constantino Frate (Consultor da Sedet)

A programação do evento clicando aqui.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado