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Pesquisa aponta aumento na confiança de consumidores

Mesmo com juros e inflação em alta, a confiança dos consumidores brasileiros teve o maior aumento dos últimos oito meses, é o que aponta dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve alta de 3,8 pontos neste mês, para 78,6 pontos, o maior nível desde agosto de 2021 (81,8).

O resultado é creditado ao abrandamento da pandemia e às medidas governamentais para aliviar a inflação e os juros sobre a população, como a liberação de saques do FGTS, antecipação de 13º de aposentados e facilitação de acesso ao crédito.

O ISA (Índice de Situação Atual) ganhou 3,8 pontos, para 69,1 pontos, enquanto o IE (Índice de Expectativas) teve alta de 3,6 pontos, para 86,1. Ambos alcançaram os melhores resultados desde agosto de 2021 (69,8 e 90,9 pontos, respectivamente).

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Mesmo com a melhora no cenário, os consumidores continuam com cautelas para compras de alto valor. No mês passado, o IPCA saltou 1,62%, maior taxa para um mês de março desde 1994, antes da implantação do Plano Real. Em 12 meses, a alta foi de 11,3%, a mais intensa desde outubro de 2003 (13,98%). Num contexto de inflação crescente, o Banco Central tem promovido há mais de um ano um forte ciclo de aperto monetário. Atualmente, a Selic está em 11,75%

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