Você é louco o suficiente para empreender? – Por Edilson Botto

Coluna Dica de Livros de negócios

*Coluna por Edilson Botto, 24/04/2022

Vivemos um período de elevado desemprego no país, onde muitas pessoas têm buscado empreender para obter renda e superar os seus desafios financeiros, entretanto tomados por uma visão glamorosa do empreendedorismo, esses indivíduos ignoram os problemas e incertezas enfrentados por quem resolve colocar o seu próprio negócio e acabam se frustrando, pois não estavam adequadamente preparados para essa empreitada.

Mas e se existisse uma maneira de conhecer a realidade de quem busca abrir o seu negócio? Se fosse possível aprender com a experiência de outra pessoa?

Pois esse é objetivo do livro De Empreendedor e Louco todo Mundo tem um Pouco, escrito por Linda Rottenberg, cofundadora da Endeavor e que através da sua experiência pessoal transmite, com leveza e sinceridade, informações e conselhos valiosos para quem deseja trilhar esse caminho.

E não pense você, amigo leitor, ao ver hoje a Endeavor como uma instituição consolidada e de atuação global, que Linda teve uma trajetória fácil, com muitos recursos disponíveis. Ela enfrentou situações comuns a qualquer empresário e cometeu erros como qualquer pessoa normal.

Outro ponto positivo no livro é que ele não é destinado apenas para quem pensa em grandes empreendimentos, qualquer um que queira colocar um negócio, mesmo que seja MEI (Microempreendedor Individual) se beneficiará dessa leitura.

A obra está dividida em três partes: Começar, crescer e voltar para casa. Neles a autora apresenta o que considera os principais pilares que um empreendedor deve conhecer, então vamos a eles:

O começar é provavelmente o grande desafio de qualquer um que vai iniciar um negócio, as dúvidas são muitas, os riscos elevados e é preciso ter muita autoconfiança para seguir em frente.

Nesta fase inicial, onde se tem pouco conhecimento sobre o próprio negócio, Linda fala que a execução é mais importante do que o planejamento, pois na prática ninguém está totalmente preparado para empreender e o que acontece é que se aprende fazendo.

Na parte seguinte, dedicada ao crescer, o leitor conhecerá os quatro tipos de personalidade predominantes nos empreendedores, seus pontos fortes e fracos. Essa informação tem um grande valor, pois se você consegue se identificar com alguma delas ficará ciente do que não deve fazer e de que precisará de pessoas que ajudem a superar suas fraquezas, complementando as suas competências.

Outro destaque dessa parte é a necessidade de um acordo entre os sócios da empresa, pois quando tudo está indo bem é mais fácil lidar com opiniões diferentes, mas quando surgem os problemas, a falta desse acordo para balizar as decisões pode acabar com o negócio.

Finalmente na terceira parte, voltar para casa, a autora defende que não se deve ter uma existência voltada exclusivamente para o trabalho, que é importante “ter uma vida”, visto que sempre chegará uma hora que trabalhar em excesso representará grandes perdas na sua vida, muitas das quais podem ser irrecuperáveis.

O livro é muito agradável de ler e dá vontade de não parar, principalmente porque é bem fácil se ver na pele da nossa protagonista e isso desperta o desejo de querer saber como ela lidou com situações pelas quais qualquer empreendedor já passou.

O livro não tem o objetivo de ser o manual definitivo sobre empreendedorismo, mas certamente é fonte de conhecimento, reflexões e positividade para você que é ou deseja ser um empreendedor.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado