Encontro de Negócios promovido pela CSP conecta empresas cearenses ao Complexo do Pecém

Programa Território Empreendedor está com inscrições abertas para empresas de todo o Ceará participarem da 2ª Trilha de Capacitações.

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) finalizou o ciclo da 1ª Trilha de Capacitações do programa Território Empreendedor, ocasião em que ocorreu o Encontro de Negócios do Território Empreendedor. Foi uma oportunidade de empresas que participaram do programa iniciarem contato de negócios com empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O encontro aconteceu na Estação Ecológica do Pecém, terça-feira (12/4).

O Território Empreendedor é voltado para microempreendedores individuais, empreendedores de Microempresas (ME) e de Empresas de Pequeno Porte (EPP) em todo o Ceará e tem o objetivo de capacitar esses pequenos negócios a tornarem-se fornecedores de produtos e serviços para as empresas instaladas no CIPP e para outras grandes empresas do estado. As inscrições para novas turmas estão abertas até o dia 25 de abril e podem ser feitas, gratuitamente.  

Fornecer para grandes empresas 

A riqueza do treinamento e o potencial de retorno chamou atenção de Joel Jacinto, proprietário do comércio varejista. Já Paulo Paiva, Supervisor do Estruturaço, reforça que o treinamento abriu horizontes para a empresa. “Nós podemos dizer que somos um case de sucesso do programa, pois nós já estamos fornecendo para a CSP. Hoje, conseguimos ter um diálogo muito bom com os compradores e isso abriu as portas para as demais empresas do Complexo. Por exemplo, agora temos um setor corporativo e isso foi algo que começou numa orientação dada no programa”, relata.  

Aplicação prática  

Suely Martins, proprietária do depósito Gadi, destaca que a capacitação trouxe importante crescimento para ela. “Estou muito feliz em ter participado, obter conhecimentos sempre é muito bom e eu pretendo aplicar tudo o que eu aprendi no meu negócio. Eu já incentivei vários empreendedores a participarem também. Como foi bom pra mim, pode ser bom para eles e para o crescimento da empresa deles também”.  

Elvis Albano, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Amarante (SGA), diz “eu quero parabenizar a CSP, a AECIPP e o Sebrae pela iniciativa de buscar fortalecer o desenvolvimento econômico local. O Complexo Portuário em si já tem uma força muito grande e outras empresas que procuram se instalar no município buscam outras variáveis para agregar ou facilitar o seu processo de instalação, e uma delas é exatamente encontrar fornecedores fortes e que possam ajudar, porque isso reduz muito o seu custo. Reforço que nós da Prefeitura estamos à disposição para ajudar a iniciativa”.  

Sobre o Território Empreendedor  

O Programa de Capacitação de Fornecedores da CSP integra o Território Empreendedor e é promovido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o investimento de R$ 1,1 milhão e possui apoio da Prefeitura de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. As empresas que participam do programa têm acesso a cursos e consultorias sob medida para as necessidades dos seus negócios e o seu pleno desenvolvimento. São ministradas cerca de 100 horas de workshops online e consultorias individuais, por meio de seis módulos: Gestão da Qualidade; Gestão de Compras e Estoques; Gestão de Projetos; Gestão Financeira; Orientação ao Crédito; e Dicas para Fornecedores CSP. 

Ao longo do ano de 2021, 38 micro e pequenas empresas da região de São Gonçalo do Amarante (SGA), onde a CSP está instalada, participaram da primeira Trilha de Desenvolvimento de Fornecedores. Atualmente, esses empresários de SGA e Caucaia estão participando da etapa final do programa, em que recebem Consultorias e participam do Encontro de Negócio. A formação é gratuita aos participantes.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado