Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Dicas para ter sucesso na entrevista – Por Lise Aguiar

*Coluna por Lise Aguiar, 22/04/2022

Se você seguiu as dicas anteriores sobre como mostrar o seu trabalho de forma assertiva através do currículo e LinkedIn, com certeza suas chances de evoluir para uma entrevista com recrutadores estão ainda maiores. Então, confira as dicas abaixo e esteja pronto para esse momento superimportante no processo seletivo.

Preparação para a entrevista

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A preparação para este momento é de fundamental importância. Verifique o tempo disponível que você terá com o recrutador para que possa programar sua fala com mais assertividade e esteja sempre com o currículo “na ponta da língua” e por perto para ficar de apoio, caso precise resgatar alguma informação. O domínio sobre o que está escrito no currículo te trará maior segurança para o momento de avaliação.

Com a pandemia, muitas empresas têm preferido realizar as entrevistas de forma online, então torna-se importante testes prévios para verificar a conexão e recomendo também, baixar e/ou testar a plataforma através da qual vocês se conectarão (Google Meet, Microsoft Teams, Skype, dentre outras). Se possível, faça o mesmo no celular, garantir que conseguirá conectar-se caso haja algum imprevisto com o seu computador.

Prepare o cenário e aproveite as diversas opções que as plataformas já oferecem, lembrando que você é quem deve se destacar neste momento. Por isso, escolha fundos de tela mais sóbrios, onde a sua imagem seja o foco.

Escolha uma vestimenta adequada para o momento, seja ele online ou presencial, e se precisar se deslocar até o local da entrevista, lembre-se de checar o endereço e planejar o tempo necessário de deslocamento para que possa chegar com pelo menos, dez minutos de antecedência.

Teve algum imprevisto no trajeto ou conexão? Lembre-se de avisar ao recrutador para que ele possa se programar em relação ao roteiro de entrevista previsto e a agenda de compromissos posteriores.

E se você já tiver informações sobre a empresa contratante, não esqueça de realizar uma pesquisa prévia sobre ela para que possa já se familiarizar com o segmento. Neste momento, elenque perguntas que gostaria de saber sobre o contratante ou a função a qual está sendo entrevistado para que possa esclarecer sobre as expectativas.

Chegou a hora…
Procure passar uma primeira boa impressão e entenda como será conduzido o momento para que possa então iniciar sua fala apresentando sua carreira e principais resultados.

Se a entrevista for online, mantenha o currículo perto, com os pontos destacados para que não esqueça de mencioná-los e atente-se ao tempo de apresentação para que possa explorá-lo de forma a falar tudo que precisa destacar além de deixar um tempo posterior para dúvidas ou esclarecimentos.

É comum o uso de perguntas por competências pelos recrutadores onde elaborarão uma pergunta solicitando a sua narrativa frente a algum cenário específico e esperam que na sua resposta possam encontrar o CAR: contexto, ação e resultado. Por isso, já tenha em mente situações que possam exemplificar projetos, desafios, implantações ou situações difíceis vivenciadas em sua carreira, pois fique certo de que poderá surgir algo como: “Relate uma situação em que você não alcançou o resultado esperado e como se sentiu.”

Ou seja, nem sempre querem ouvir uma narrativa baseada apenas em sucessos. Muitas vezes, o cenário do contratante requer muita resiliência ou “jogo de cintura” para lidar com determinadas situações e conhecer como você lida com situações assim, são de extrema importância para conhecer melhor o seu perfil.

Por fim, quero deixar claro o processo de seleção é uma via de mão dupla: a empresa busca o profissional que terá maior aderência ao perfil do cargo em questão, mas é importante também que você, candidato, cheque se este novo cenário proporcionará seu crescimento profissional e está alinhado às suas expectativas de carreira e motivações.

Desejo sucesso na sua próxima entrevista!!

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado