Pesquisar
Close this search box.

O empreendedor, Academia e o Desenvolvimento – Artigo de Arnaldo Santos

Foto: Arquivo Pessoal

*Por Arnaldo Santos

O homem deve demonstrar indiferença pela glória, jamais, entretanto, pela honra. Frei Gregório Girard – (franciscano e pedagogo suíço).

Fato de evidente estimação sucedeu, agora em 23 de fevereiro de 2022, no âmbito da nossa primeira instituição universitária, fundada pelo inesquecível Reitor Antônio Martins Filho, em 1955, a Universidade Federal do Ceará – UFC. Este é um dos mais renomeados institutos acadêmicos brasileiros, com rebatimentos no mundo todo, em razão das suas inserções no contexto da Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação, bem como de todas as vertentes do saber parcialmente ordenado e das manifestações da vida em pessoa.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Eis que, no mencionado dia e em sessão magna, por ensejada e justa sugestão do seu magnífico Reitor, Prof. Dr. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, o Colegiado-mor da Instituição, o Conselho Universitário – CONSUNI, concedeu – por unanimidade, seja isso expresso – o título de Doutor Honoris Causa ao Dr. Jorge Alberto Vieira Studart Gomes.

Beto Studart, conforme do conhecimento geral, é um destacado empreendedor brasileiro-cearense, há extensos anos, nos vários setores da produção. Incluem-se, aqui, a administração de seus órgãos da direção e de stakeholders, bem como seu ofício de mecenas de empreendimentos na senda da indústria, comércio, serviços, terceiro setor e toda a série atividades subsidiárias.

Como se já não fosse suficiente o fecundo currículo de vida do Empresário, em trabalho desdobrado com vigor e desprovido de intermitência, sem qualquer aparência de incerteza, pesou na decisão do CONSUNI – em adjutório a outros motivos condutores -a sua constante vinculação com a U.F.C., por intermédio da Federação das Indústrias do Ceará. Dita colaboração achegou, pois, ao Governo do nosso Estado a Academia sob comentário, consoante aludiu, como razão essencial para a concessão da honraria, o dirigente-mor e mentor da propositura, o Reitor Cândido de Albuquerque, em momento mais do que propício, motivo por que lhe dirijo, pessoalmente, efusivos parabéns, uma vez que, ao recipiendário da distinção, estão aqui visíveis e assentes as congratulações pela outorga.

Mesmo assim, sem que configure uma tautologia, isto é, algo redundante em razão da lógica exprimida nesse texto, não demora repetir parabéns por esta ocorrência ao meu amigo insigne e colega da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, Beto Studart, que me dignifica, sobremodo e constantemente, com sua desmedida atenção.

Desde prolongados anos, em minha circunstância de jornalista, e ele na posição de empreendedor plural, me conquista cada vez a simpatia por meio de seus haveres de homem íntegro, cordato, honesto e dotado da mais estrita civilidade. Tudo isto sucede, é oportuno exprimir, malgrado haja – mesmo que poucas -discordâncias entre nós, o que assenta como peculiar aos cidadãos, de per se, cujos posicionamentos, na contextura de normalidade das vivências de humanos educados e respeitosos, são carecentes de atenção, respeito e ponderação, sem que sobrem recontros acobertados pela inurbanidade, devendo observar, cada um, o alcance dos entendimentos e reconhecer, cada qual, o aceite das diferenças.

Ao remansar a dita verdade nos moldes em que sucede exatamente minha relação com o Beto Studart, estendendo, pari passu, nossa amizade e benquerença, manifesto efusivas congratulações à imensa pessoa do noviço Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará – UFC, cujo mealheiro histórico ora se torna bem mais enriquecido.

*Por Arnaldo Santos – Jornalista, Sociólogo, doutor em Ciência Política, Pesquisador do LEP/CAEN/UFC e Diretor da TV da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE).

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado