Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Capacitação auxilia negócios sociais a superaram desafios do ecossistema de impacto

(Foto: Mikhail Nilov/ Pexels)

Disciplinas como marketing e gestão oferecem ferramentas para traçar estratégias.

Transformar positivamente a sociedade e, simultaneamente, gerar lucro é uma tendência no mundo corporativo. Entretanto, nem sempre é fácil tirar uma ideia do papel, colocá-la em prática e enfrentar os desafios do empreendedorismo social. Segundo a terceira edição do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, as principais dificuldades são acessar recursos financeiros e tornar os negócios sustentáveis em longo prazo. Seis em cada dez empresas do setor possuem cinco anos de fundação no máximo, revela o mapa.

A capacitação é importante para adquirir uma visão estratégica sobre iniciativas e negócios que contribuam com transformações sociais e ambientais. É o que pontuam três profissionais que completaram o MBA (Master of Business Administration) em Gestão de Organizações e Negócios de Impacto Social, criado pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social, e é ofertado pela Cruzeiro do Sul Virtual.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

As três entraram na pós-graduação por meio de um programa de bolsas exclusivas para mulheres negras. Com duração de 12 meses, o MBA é registrado pelo MEC (Ministério da Educação) e oferece disciplinas desenvolvidas para criar uma experiência de construção e gestão de iniciativas e negócios que contribuam com transformações sociais e ambientais mais urgentes da atualidade.

Diferencial no currículo e perspectiva estratégica sobre o setor

O MBA transformou a vida profissional de Josiene Fernandes e a ajudou a sair do desemprego. Por meio de uma busca na internet, ela encontrou o curso e a possibilidade de receber uma bolsa para completá-lo. Atualmente, ela é agente de inclusão sócio produtiva do projeto Trajeto e Renda, que tem como propósito gerar renda para municípios com índice de desenvolvimento humano baixo.

Josiene sentia a necessidade de se especializar em gestão e obter subsídios para prestar consultoria para mulheres da cidade de Rio Vermelho (MG). “A bagagem do MBA me ajuda porque tenho a expertise do gerenciamento e o curso técnico em agronegócio, que me ajuda a compreender a agricultura familiar”, afirma.

Angélica de Camargo, CEO na Noix Comunidade Empreendedora e coordenadora de projetos no Vetor Brasil, conheceu o MBA pelo Instagram e percebeu que era uma oportunidade de ampliar seu conhecimento e fortalecer seu negócio. “Tudo mudou, minha visão em relação a negócios de impacto é outra, hoje vejo como um mercado muito promissor, que vem se estruturando cada vez mais, com processos iguais a qualquer outro segmento, mas com o diferencial de chegar na ponta de uma maneira mais intencional”, diz.

Sua função na Noix Comunidade Empreendedora é focada na gestão administrativa, na facilitação do curso e no relacionamento com parceiros. Já no Vetor Brasil, Angélica realiza a gestão de projetos de impacto com foco na gestão pública e já colocou em prática o aprendizado proporcionado pela pós-graduação. ”Captação de Recursos e Finanças Sociais foram matérias muito importantes para o momento em que minha empresa estava, me ajudou a estruturar melhor meu planejamento como um todo e assim poder traçar uma estratégia de captação de recursos mais assertiva”, explica.

Ana Luiza Sena é COO do aplicativo de delivery TrazFavela – que conecta empresas com motoboys para oferecer serviço de delivery na quebrada, e recebeu a indicação do MBA de pessoas que atuam em startups de impacto: “Percebi que era uma ótima oportunidade de melhorar e entender melhor o que é especificamente o negócio de impacto. Ter um negócio de impacto é colocar o bem em prática e o que você pode fazer para aquela comunidade. Consigo ter uma visão muito melhor, até mesmo para apresentar nosso diferencial para investidores”.

Ela atua no setor financeiro, administrativo e operacional do TrazFavela, cuja missão é desconstruir o preconceito em relação a serviços e produtos das comunidades de Salvador (BA). Para Ana, um dos destaques do curso foi a disciplina de marketing, que ensina a trazer visibilidade para iniciativas e negócios de impactos sociais, auxiliando empreendedores a terem um olhar diferenciado sobre o setor.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado