Conheça Elon Musk, o homem de 1 trilhão de dólares – Por Edilson Botto

*Coluna por Edilson Botto, 03/04/2022

Um estudo realizado pela empresa de tecnologia financeira Tipalti Approve projetou o patrimônio dos maiores bilionários do mundo nos próximos anos, a conclusão mais impressionante é que em 2024 Elon Musk poderá se tornar o primeiro trilionário do Mundo, com uma fortuna pessoal de US$1,38 trilhão de dólares. Só para efeito de comparação o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2020 foi de US$1,445 trilhão de dólares.

O que explica o sucesso de Musk? O que ele faz para sua riqueza crescer 129% ao ano? Claro que a resposta não há uma resposta simples, mas a leitura do livro Elon Musk – Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro, contribui para entender como ele pensa e, certamente, inspirará você leitor na gestão dos seus negócios.

O livro, escrito pelo jornalista Ashlee Vance, é fruto de várias entrevistas a pessoas próximas a Musk e a ele mesmo e, ao contrário da maioria de livros biográficos, não esconde o “lado negro” da personalidade do nosso herói.

O autor narra as principais fases da vida de Elon de onde destaco algumas das características que julgo mais relevantes para você aplicar na sua carreira ou nos seus projetos empresariais:

  1. Quando começar algo vá até o final – A capacidade de Musk de focar em algo e perseguir seu objetivo incansavelmente é apontada, por quem o conhece, como fora do normal e o ajudou a superar vários desafios que teriam feito à maioria das pessoas desistirem.

 

  1. Não aceitar um não como resposta – É muito comum que diante de metas muito ousadas as pessoas comecem a enxergar os problemas e obstáculos para sua concretização, mas Musk é diferente, ele quer que sua equipe encontre a solução e os cobra implacavelmente.

 

  1. Corra riscos – Certamente ninguém fica bilionário sem arriscar e no caso de Elon ele não se importa em assumir riscos altíssimos, do tipo sucesso extraordinário ou falência total. Esse ponto também pode explicar o crescimento vertiginoso de seu patrimônio, pois os projetos que eram considerados mais arriscados, como a SpaceX, são exatamente os que atualmente geram os maiores lucros.

 

  1. Otimismo – Alguns podem classificar o otimismo de Musk como loucura, mas ele sempre acredita nos seus projetos, coloca toda a sua energia neles e sempre persegue maneiras de viabilizar suas ideias.

 

  1. Aprender sempre – Quando iniciou seus principais negócios ele não entendia muito sobre eles, mas além de trazer os melhores para sua equipe, ele estudou e aprendeu profundamente sobre o negócio para fazer com que eles sejam um sucesso.

 

  1. Resiliência – Talvez uma das características mais formidáveis de Musk. Diversas vezes ele viu suas empresas a beira da falência e não se entregou, lidou com toda a pressão, manteve a capacidade de pensar com clareza e conseguiu transformar a situação em um imenso sucesso.

Como falei a obra também apresenta o lado sombrio da força de Musk, que possui como um dos principais pontos negativos a sua forma de se relacionar com as pessoas, onde a total falta de empatia o torna gestor muito difícil de suportar.

Essa é uma leitura muito rica, inspiradora e que, mesmo que não te transforme em um trilionário, vai fazê-lo enxergar os seus negócios sob uma nova e mais ampla perspectiva.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado