Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Uma forma de RE-pensar a moda e o consumo na indústria fashion: Projeto Do Lixo ao Luxo, o Upcycling na Moda – Por Mônica Albuquerque

*Coluna por Mônica Albuquerque, 02/04/2022

No artigo anterior falamos sobre a indústria da moda e o modelo de produção fast fashion e seus impactos ambientais. Nada melhor, do que trazer com exclusividade, uma entrevista com alguém que entenda sobre o assunto e traga uma nova forma de pensar o consumo e como reaproveitar o lixo gerado pela indústria da moda.

Diante de um setor consolidado, é urgente a necessidade de repensar não apenas a produção de produtos para abastecer o mercado da moda, mas principalmente, RE-pensar a forma de consumo e como REaproveitar o ‘lixo’ gerado por esta, afinal de contas, todos nós somos responsáveis pelo planeta em que vivemos.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
Marcelo Belisário – Foto: Divulgação

Projeto: Do Lixo ao Luxo, o Upcycling na Moda

Idealizado pelo professor e estilista cearense Marcelo Belisário, o projeto ‘Do Lixo ao Luxo’ tinha o intuito de favorecer jovens da periferia urbana na capital cearense e o seu esforço tornou-se um sucesso social. Jovens de escolas públicas tiveram a oportunidade de aprender conceitos técnicos sobre moda e como reutilizar as sobras de materiais vindos das indústrias, transformando em novos produtos de moda.

O projeto participante do VII Edital das Artes de Fortaleza com o Tema: “Do Lixo ao Luxo, o Upcycling na Moda”, tinha como principal objetivo, fazer o reaproveitamento de roupas já usadas e de sobras de materiais (retalhos de tecidos, aviamentos, etc.) vindos da indústria local e que seriam descartadas. Com o projeto, foi possível ressignificar e transformar em novas peças, fazendo a junção vários elementos, dando a essa roupa maior tempo de uso, incentivando um consumo mais consciente.

Foi um imenso prazer participar da execução das oficinas promovidas pelo estilista Marcelo Belisário e ver de perto a construção de novos significados para peças que seriam descartadas. Conheça a visão do idealizador do projeto.

  1. Qual a sua visão sobre a moda e a moda conceitual?

Assim como na arte conceitual que considera a ideia e o conceito os aspectos mais

importantes por trás de uma obra artística, a moda também usa dessa estratégia para a elaboração de suas criações.

A moda conceitual é utilizada para nos comunicar e expressar novas ideias e criatividade acerca dos materiais onde o que importa são as inspirações dos designers. Moda é uma arte, a moda conceitual é uma forma de comunicação.

  1. Como você definiria o termo Upcycling?

Upcycling é uma técnica criativa para reutilizar peças sem degradar a qualidade do material ou a composição (como acontece na reciclagem, por exemplo). É o reaproveitamento fashion de materiais que merecem uma segunda chance. Essa foi a proposta inicial da programação dos workshops idealizados pelo Belisário: refletir sobre o assunto, reformar, reutilizar as roupas, deixá-las mais modernas e com sobrevida.

 

  1. Quais seus objetivos com o Projeto do Lixo ao Luxo?

A proposta era realizar nas escolas da periferia de Fortaleza, workshops e oficinas, que pudessem proporcionar aos participantes a consciência sobre a técnica do upcycling, a sustentabilidade, o reaproveitamento, o saber reformar as roupas deixando-as mais modernas, ressignificando e agregando valor.

Pretendia valorizar a moda conceitual baseada nos princípios do reaproveitamento sustentável e upcycling através das oficinas, e assim oportunizar aos participantes um contato com a moda e tornando-os multiplicadores nas próprias comunidades.

  1. Como você realizou o projeto nas escolas da periferia?

Através de aulas práticas, iniciando com o conceito do projeto, o contato com os materiais e peças que foram utilizadas (muitas de doação), foi feito a elaboração do desenho das peças de roupas, bem como sua confecção utilizando novos materiais e elementos transformando assim a roupa que iria para o lixo em uma peça nova. Todas essas atividades foram gratuitas.

  1. Como você apresentou o resultado desse projeto para a sociedade?

O resultado de tudo o que foi produzido nas oficinas seria apresentado através de uma desfile, mas como não foi possível por conta da pandemia, foi realizado uma exposição temática que ficou durante mais de 15 dias no Shopping Maraponga Mart Moda, onde o público local (lojistas e visitantes), puderam conferir de perto o que seria lixo se transformar em luxo.

Grande abraço e até a próxima semana!

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado