Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Como mudar as coisas quando mudar parece difícil? – Por Edilson Botto

Coluna Dica de Livros de negócios

*Coluna por Edilson Botto, 27/03/2022

Você deve conhecer aquela frase que diz que todos querem mudança, mas ninguém quer mudar e provavelmente concorda com ela, entretanto o que talvez você não saiba é que existe um padrão para realizar mudanças com sucesso e que se você aplicá-lo obterá grandes resultados.

Publicado no Brasil em 2019 pela editora Altabooks, o livro Switch – Como mudar as coisas quando a mudança é difícil, escrito pelos psicólogos Chip e Dan Heath, mostra que para gerar uma transformação efetiva o principal desafio é saber como comunicá-la, pois todos temos um “cérebro” racional e outro emocional que disputam o controle das nossas decisões e saber com qual falar na hora de mudar faz toda a diferença.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O livro é narrado através de histórias reais que demonstram como qualquer pessoa, utilizando as técnicas adequadas, consegue alterar pensamentos, comportamentos e consequentemente resultados obtidos.

Mas não pense que este é mais um livro de autoajuda. Baseado em pesquisas científicas o livro apresenta de maneira lógica e muito bem embasada que os três motivos pelos quais as pessoas têm dificuldade em mudar normalmente são falta de clareza, exaustão ou a situação.

Vamos à análise de cada um deles:

  1. Falta de clareza – segundo os autores o mais comum é que a falta de entendimento seja confundida com resistência, por isso para gerar mudança é preciso fornecer instruções muito claras e precisas. Diga exatamente os que as pessoas precisam fazer e o porquê.
  2. Exaustão – A nossa capacidade manter o foco é limitada e consome muita energia cerebral, por isso acabamos cansando e isso pode parecer preguiça, nestas situações é fundamental envolver o lado emocional das pessoas, pois quando a energia faltar o envolvimento emocional impulsionará a conclusão do que se deseja.
  3. A Situação – Algumas dificuldades em mudar podem parecer algum problema pessoal, mas o que geralmente ocorre é que a situação ou o ambiente não favorecem a mudança, então é preciso alterar a situação para obter a transformação desejada.

O livro também ressalta a importância de sempre facilitar a mudança e não contar com a capacidade das pessoas para superar dificuldades, pois se você deseja que a mudança aconteça então é sua responsabilidade pavimentar o caminho.

Por fim para maximizar as possibilidades de sucesso da mudança aplique, de maneira conjunta, a clareza na comunicação, o envolvimento emocional e crie um ambiente favorável à mudança.

A aplicação do conhecimento deste livro fará com que além de querer a mudança as pessoas colaborem para que ela aconteça.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado