Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Networking : Transformando contatos em estratégias de carreira – Por Lise Aguiar

*Coluna por Lise Aguiar, 24/03/2022

Um experimento realizado em 1967 pelo psicólogo americano Stanley Milgram concluiu que, a distância média entre os contatos de uma pessoa, equivalem a seis graus de separação. Esse experimento já foi refeito algumas vezes no mundo, chegando aos números de três a sete conexões. Porém, um aspecto é conclusivo: o mundo é realmente pequeno e devemos aproveitar essa proximidade quando o assunto é sua carreira ou a expansão de negócios.

Pesquisas apontam que mais de 70% das vagas de emprego são preenchidas através de indicações. Contudo, estabelecer conexões não é tão simples, pois neste “meio do caminho” podemos encontrar pessoas não tão disponíveis para ajudar como muitas vezes pensamos. 

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Reciprocidade como palavra-chave

Estabelecer networking é cultivar a sua rede de contatos. Proporcionar trocas, conexões, apoio e reciprocidade é a chave de sucesso de qualquer relação. Entendo que, no mundo atual, pensar e agir de forma colaborativa é o que realmente faz a diferença.

É muito comum ouvir de profissionais que tem rotinas de trabalho muito desafiadoras que os mesmos não tempo de interagir com outras pessoas fora do ambiente profissional. Sabe aquele famoso convite para um café ou almoço que você recebe? Aquele evento que uma empresa parceira te convida? Aquele “happy hour” ou aniversário de algum amigo ou colega que você sempre recusa o convite por estar cansado? É hora de repensar sua atitude!!

Ao participar desses momentos de interação, pense sempre em como você pode contribuir de forma construtiva a partir do assunto abordado pelo seu amigo/colega. Estabeleça interações com pessoas de vários níveis hierárquicos e procure frequentar eventos ou restaurantes que são muito procurados por executivos ou “head hunters” para ser visto e lembrado.

Costumo sugerir como tarefa para meus clientes, elaborar uma lista de contatos iniciais de pessoas que já o conhecem e os validam profissionalmente, como forma de iniciar essa etapa de prospecção de oportunidades e divulgação do seu perfil profissional, para àqueles que estão em fase de transição de carreira.

Contate também, algum “head hunter” que em algum momento de carreira te abordou para oportunidades e fale do seu momento atual. Conte neste momento com pessoas que te fazem sentir-se seguro e possam fazer novas pontes de contato com o mercado.

Etiqueta das redes sociais

Tem perfil mais introspectivo e não sabe como abordar conexões pelas redes sociais profissionais? Elabore um texto com um pouco mais de formalidade e envie as suas novas conexões agradecendo a abertura e oportunidade de fazer parte dessa rede, assim como se disponibilize a trocar ideias sobre temáticas comuns entre vocês ou sobre suas expertises. 

Não seja invasivo e procure respeitar o horário comercial para abordagens e retornos seja pelo LinkedIn e, principalmente, pelo Whatsapp. Cuidado também ao expor sua imagem associada a temáticas polêmicas, críticas sobre pessoas ou lugares que já trabalhou.

Por fim, use o networking de forma natural para aprimorar a qualidade das suas relações e torná-las mais próximas. Não apenas visando aumentar a quantidade de contatos. Use suas redes de forma a comunicar para suas conexões sobre o que acontece com você, pois, desta forma, as pessoas poderão te oferecer oportunidades mesmo que você não tenha pedido.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado