Move Ceará sobe a serra para dialogar com atores estratégicos da economia do Maciço de Baturité

Mosteiro dos Jesuítas/Baturité (Foto divulgação)

Baturité, município do Maciço de Baturité, irá receber o próxima encontro do Move Ceará. O projeto chega à macrorregião, formada por treze municípios, para debater ações prioritárias para o desenvolvimento econômico local. Representantes dos setores produtivos do Agronegócio e Agricultura Familiar e da Mineração terão suas demandas levantadas no encontro, que deverá acontecer na próxima quinta-feira, 24, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Baturité, em dois horários: às 9h e às 13h.

FIEC
fico
rpb-1

Municípios

O Maciço de Baturité tem sua região formada por 13 municípios e ocupa uma área de aproximadamente 2,49% do Estado. Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção são os municípios que compõem a macrorregião, que tem os domínios naturais das serras úmidas e secas e dos sertões como suas características geoambientais dominantes.

Desenvolvimento

A agropecuária ocupa destaque como vocação econômica da macrorregião , sobretudo por ser também uma região de significativa parcela de população no meio rural, que cresceu 0,9% em 2020. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a atividade agropecuária é responsável por 10% do PIB da macrorregião. O Produto Interno Bruto (PIB) do Maciço representa, atualmente, cerca de 2% do PIB do Estado.

O destaque da macrorregião na economia cearense ainda se evidencia pela potencialidade de crescimento de cada um de seus treze municípios nesse setor, que será debatido de forma prioritária pelo próximo encontro regional do Move CE. O encontro reunirá os principais representantes do setor produtivo para pensar em ações de fomento à economia local.

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense. 

Calendário

Nos próximos meses, o Move Ceará continuará sua rota estratégica pelas macrorregiões cearenses. Haverá encontros nos municípios de Iguatu (Centro Sul), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (Sertão Central), Canindé (Sertão de Canindé), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Serviço

Encontro Move Ceará – Macrorregião Maciço de Baturité

Data: 24 de março de 2022

Local: Av. Ouvidor Vitoriano Soares Barbosa, 160 – Sanharão, Baturité – CE

Horário: 9h (Agronegócio e Agricultura Familiar e Educação) – 13h (Turismo e Mineração)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui