Pesquisar
Close this search box.

Você já parou para “projetar suas vidas”? – Por Lise Aguiar

*Coluna por Lise Aguiar, 18/03/2022

Vivemos nos últimos dois anos cenários muito desafiadores de carreira devido ao contexto da pandemia e por isso, venho te convidar para projetarem suas vidas para os próximos cinco anos. Sim, são suas vidas, no plural mesmo! A ideia aqui é construir três versões diferentes para você!

Não estamos falando simplesmente de ter um “plano A, Be C” de carreira, mas sim, de refletir pelo menos três possibilidades viáveis, distintas e interessantes para os seus próximos cinco anos.

A proposta é esboçar possibilidades que podem despertar a sua imaginação e ajudar a escolher a direção que definirá seus próximos passos, protótipos, carreiras e sua própria vida. O que te apoiará como critérios de decisões dos próximos passos a seguir são os recursos internos/potencialidades que você já possui, a coerência entre o equilíbrio que você almeja entre vida pessoal e profissional e o seu nível de satisfação com os projetos propostos.

Primeiros passos

Seu primeiro projeto ou plano estará focado naquilo que você já faz e o faz bem ou naquela ideia que vem criando há tempos, mas ainda não colocou em prática. O segundo, será sobre o que você faria se o plano um, de repente,desaparecesse. O terceiro, aquilo que você faria se dinheiro ou status não fossem obstáculos para sua sobrevivência.

Cabe aqui ressaltar que, nesta construção, não existe certo ou errado e a única maneira de errar, é realmente não fazer nada! 

Cada projeto deverá ter um título que descreva a essência desse direcionamento ao mesmo tempo em que você deverá descrever seus interesses exploratórios em cada uma das alternativas propostas e imaginadas.

Segundo passo

Descobriu o que vais explorar nessa alternativa de carreira? Então, vamos criar um painel visual onde você possa explorar as seguintes considerações:

– Quais recursos já tenho para esse plano dar certo?

– Tenho real interesse nesta trajetória profissional?

– Estou certo quanto ao sucesso desse plano?

– Esse plano faz sentido e é coerente quanto à minhas expectativas pessoais e profissionais?

– Quais experiências ganharei investindo tempo e recursos nestes planos?

– Como você se visualiza nesta opção e quais os resultados desta escolha? 

Compartilhando suas versões

Após a construção das possibilidades de vidas e carreiras diferentes que você planejou para si, te convidamos a compartilhar com outras pessoas para validar quais dessas opções te geram uma sensação mais animada, empolgante ou exaustiva.

Lembrem-se que já mencionamos nesta coluna que, o processo de construção é uma jornada e que não estamos buscando aqui a resposta final da sua carreira e sim, as possibilidades a serem exploradas para os próximos passos.

Apresente para um grupo de amigos, para pessoas que passarão pelo mesmo processo construtivo que você, para o seu time de apoio. Pessoas que te conhecem e poderãocontribuir com perguntas e percepções acerca dos seus projetos. O objetivo aqui não é receber críticas ou conselhos, mas sim perceber como você se sente motivado ou energizado para cada um destes.

Nosso objetivo é produzir opções e explorar possibilidades de carreira ou projetos para o seu futuro profissional. Não estamos projetando o resto das suas vidas, e sim, os próximos passos e cada uma dessas versões te trarão surpresas, escolhas e curiosidade acerca de possibilidades. Há diversas possibilidades dentro de você e você é quem vai escolher em qual protótipo vai começar a trabalhar a seguir.

Boa sorte!

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado